Ir para o conteúdo principal

Aprendiz Cooperativo forma jovens na Expodireto Cotrijal

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 14, na Expodireto Cotrijal, na Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, a formatura dos alunos da 16ª turma do Aprendiz Cooperativo Cotrijal. O projeto é uma parceria da Cotrijal com o Sescoop/RS. Receberam certificados 49 jovens, formados em dezembro de 2018, com idade entre 14 e 24 anos, 9 deles portadores de necessidades especiais. O superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, representou o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

A solenidade foi acompanhada por professores, familiares e amigos, todos muito orgulhosos do estágio que alcançaram os jovens. Eduardo Augustin Strasser, 17 anos, de Victor Graeff; município vizinho a Não-Me-Toque, onde se realiza a Expodireto Cotrijal, era um deles. “É uma sensação muito boa estar aqui. Foi um longo aprendizado, que deverá ajudar muito na vida profissional. Tive total apoio da minha família. Agora quero buscar mais conhecimento para ter mais chances profissionais”, resumiu o jovem, que tomou conhecimento do curso através de amigos e do programa de rádio da Cotrijal.

“Está muito bonita esta plateia. É um momento de conquista que deve ser comemorado. Vale ressaltar que desde 2008 nós recebemos mais de 1.400 inscrições para este curso, mais de 600 vagas foram oportunizadas, mais de 460 jovens formados e 150 contratados pela Cotrijal. Estes são alguns números que mostram a importância deste programa. Agradecemos pelo empenho de vocês, e que todos se realizem na sua profissão futuramente”, assim se dirigiu aos formandos o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.

“Fico muito feliz em podermos formar mais uma turma do Aprendiz Cooperativo. Hoje, cerca de 3 mil jovens do estado estão fazendo este curso, que prepara eles para o primeiro emprego. Evidente que as cooperativas absorvem os melhores, que se destacam, que realmente se esforçam para se ajustar ao modelo de empresa cooperativa. É a porta de abertura para o jovem ingressar no processo da produção produtivo do negócio cooperativo”, definiu o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

Em mais de 10 anos, o programa Aprendiz Cooperativo – com período de duração de 17 meses, já ofereceu vários cursos. Dentre eles, auxiliar administrativo, serviços de supermercado e também o Programa Aprendiz no Campo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrijal