Ir para o conteúdo principal

Oportunidades e sucessão familiar são discutidas em Fórum do Jovem Cooperativista

O Fórum Jovem Cooperativista reuniu centenas de produtores no auditório central da Expodireto, no dia 15 de março, último dia de feira. No local, foram realizadas palestras com foco na sucessão familiar e em oportunidades digitais. Destaque para o público heterogêneo que acompanhou o evento, composto por crianças, adolescentes, jovens adultos e também por famílias.

A agricultora Graciela Marisa Tieze, de Ernestina, levou para o fórum os filhos Wellington Alan, 14 anos, e Aniely Alana, 9. A família é cooperativada há cerca de 20 anos. “Vale a pena fazer parte da Cotrijal, eu não troco por nada. Sempre somos bem atendidos. O Wellington participa do fórum há quatro anos. Já a Aniely vem pela primeira vez”, relata Graciela.

“O meu irmão não queria me trazer, dizia que eu era muito pequena. Mas agora eu participo. O bom da cooperativa é que conhecemos todo mundo e tem esses eventos”, festeja a pequena Aniely.

Enquanto isso, Wellington estava ansioso para a palesta do youtuber Diogo Elzinga, que tratou do tema ‘Oportunidades digitais: como um jovem do interior gaúcho conseguiu construir uma carreira na internet’. “Eu quero cursar Agronomia e todos os anos encontro palestras bem legais aqui no fórum. Ano passado, tinha o Marcos Piangers e foi bem divertido”, comentou o garoto.

Elzinga não decepcionou a garotada. De um modo espontâneo, o rapaz relatou sua trajetória familiar, profissional e passou vários ensinamentos para os jovens cooperativistas. “O grande erro que os jovens de hoje cometem é esperar uma valorização. Não é assim que as coisas funcionam, as oportunidades se criam”, sugeriu Elzinga.

O youtuber também destacou que todos precisam traçar metas, já que sem objetivos não se chega a lugar algum.

Como fazer a gestão de pessoas

Na mesma linha palestrou o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Benami Bacaltchuk, que sugeriu aos jovens anotar tudo o que observam e, depois, questionarem o que foi feito. A explanação do professor teve como tema ‘A inovação nos processos produtivos e sucessão familiar’, onde explicou que o grande desafio não é, necessariamente, o uso da tecnologia mais avançada. Bacaltchuk ressaltou que sucessão não é herança, alertando a dificuldade que os produtores têm na gestão de pessoas, sendo necessário buscar formas de unir as novidades trazidas pelos jovens com a experiências dos pais que administram as propriedades.

Foi isso o que fez o produtor Leandro Souza, de Não-Me-Toque, agraciado com o Prêmio Modelo de Sucessão Rural, que teve o apoio de seus pais para assumir os negócios da propriedade. “Tendo o apoio, conhecendo os prós e contras, o resultado será melhor no final. Se o pai quer que o filho dê continuidade, aos poucos, deve dar espaço e passar sua experiência. Acho que o maior orgulho da família é ver os filhos dando sequência ao trabalho desenvolvido”, reflete Souza.

A premiação foi acompanhada pelos pais de Leandro, João Ilair e Neusa de Souza, a irmã Laércia, a esposa Maurícia e o filho. “Peguei ele um dia e disse, ‘escuta meu filho vai assumir a granja ou não vai” Se tu não se interessar, vou vender as máquinas e arrendar as terras’. Ele assumiu, pegou o gosto e está indo bem. Estamos felizes e satisfeitos”, festejou João Souza.

O Fórum Jovem Cooperativista é promovido pela Cotrijal e Grupo Diário da Manhã e neste ano contou com o apoio do Sescoop/RS e da UPF.

Para assistir o evento clique AQUI!

Fonte: Assessoria de Comunicação da Expodireto Cotrijal