Ir para o conteúdo principal

Secretário da Educação do RS é recebido na Escoop

O cooperativismo gaúcho recebeu na manhã de hoje, na sede do CFPC (Centro de Formação Profissional Cooperativista), em Porto Alegre, o secretário de Estado da Educação, Faisal Karam. Na pauta do café da manhã, a apresentação dos projetos da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) e as atividades do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, no que diz respeito aos projetos educacionais, como o Jovem Aprendiz, as Cooperativas Escolares, cooperativismo nas escolas técnicas agrícolas e o Dia de Cooperar. Os assuntos foram apresentados por Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Mário De Conto, diretor geral da Escoop.

Mário De Conto fez uma apresentação sobre as atividades da Escoop, desde seu credenciamento junto ao MEC até as perspectivas de disponibilização do Mestrado Profissional pela instituição. Demonstrou os conceitos obtidos nas avaliações do MEC, bem como a dinâmica dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão oferecidos pela instituição de ensino. Mário De Conto, por fim, informou que nos próximos dias serão iniciadas as aulas do Mestrado Profissional em Gestão e Governança Cooperativa, ofertado em uma parceria da Escoop com a Unisinos.

Vergilio Perius, ao saudar o secretário Karam, ressaltou a importância das atividades do Sistema Ocergs-Sescoop/RS para as cooperativas gaúchas. Os programas de aprendizagem, em especial o Aprendiz Cooperativo do Campo, bem como o Dia de Cooperar (Dia C), além da inserção do cooperativismo nas escolas técnicas agrícolas e o funcionamento das cooperativas escolares, foram apresentados pelos gerentes e técnicos do Sistema ao secretário.

O secretário Faisal Karam relatou as atividades desenvolvidas na secretaria, e as dificuldades estruturais encontradas ao assumir o posto. Ressaltou que será necessária a união de esforços e a modernização de práticas, acompanhadas da adoção de novas tecnologias para que o Estado possa alcançar os objetivos propostos pelo novo governo. Falou sobre a descontinuidade das políticas públicas a cada troca de governo, o que dificulta o desenvolvimento de boas práticas de gestão que possam contribuir com uma maior eficiência do Estado em área tão crucial, como a educação. Prosseguiu com a necessidade da identificação de potencialidades regionais, com o necessário apoio para o desenvolvimento das regiões, com o incentivo para a criação de cooperativas.

Estiveram presentes ao encontro os gerentes do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, José Máximo Daronco e Helio Loureiro de Oliveira, além da analista técnica de Promoção Social, Ubiracy Barbosa Ávila. A assessora de relacionamento do Sicredi Ibiraiaras, Maria Salete Ferri Marofiski, acompanhada da assessora pedagógica do Programa União Faz a Vida para a região de Ibiraiaras, também participaram da reunião, e trouxeram reivindicação da Escola Padre Aleixo, do município, sobre a manutenção do turno integral no educandário. Acompanhou o secretário a coordenadora de Diversidade e Programas Especiais do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Santos. Ao final do encontro, o presidente Vergilio Perius entregou ao secretário um manifesto pela manutenção dos recursos do Sistema S.