Ir para o conteúdo principal

Prêmio Top Consumidor destaca cooperativas do RS

Promovido pelo Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (Inec) e pela Revista Consumidor, o 11º Top Consumidor certificou no dia 20/03, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, 108 empresas com a distinção ‘Marcas de Respeito’. Dentre as marcas, destacam-se as cooperativas Piá, Vinícola Aurora e Santa Clara.

O Prêmio consagra nomes de organizações, marcas e serviços que se destacam por conduta ética, qualidade e compromisso com o universo das relações de consumo. Os agraciados foram escolhidos por 35 representantes de entidades e 20 consumidores. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, os superintendentes, Gerson Lauermann e Norberto Tomasini e os gerentes de Monitoramento e Formação Profissional, José Máximo Daronco e Helio Loureiro, respectivamente, prestigiaram o evento.

A saudação inicial foi realizada pelo presidente do INEC e publisher da revista, José Luiz da Silva, que afirmou a necessidade de destacar empresas, marcas e serviços que primam por uma conduta ética, de qualidade e com compromisso. Em seguida, além da homenagem realizada ao PROCON RS alusiva aos 20 anos da entidade, o Prêmio realizou uma homenagem ao conselheiro administrativo da Unicred e conselheiro fiscal da Ocergs, Paulo Abreu Barcellos. Ao compartilhar a homenagem com os colegas do dia a dia que contribuem para sua trajetória no cooperativismo, Barcellos agradeceu e destacou o modelo cooperativista. “Por excelência, trabalhamos com esse conceito que tem como princípio valorizar as pessoas e essa premiação reflete exatamente isso”.

Sobre o prêmio

O fórum é formado por entidades públicas e civis do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que reúne instituições como Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). Também integram a lista a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). A Ordem dos Advogados do Brasil RS (OAB/RS), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro/RS), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação Riograndense de Propaganda (ARP), entre outras, completam o time.

A metodologia do Top Consumidor – Marcas de Respeito consistiu na aplicação de um levantamento online, no qual os entrevistados responderam à seguinte pergunta: “Em sua opinião, entre as empresas indicadas, qual tem o seu respeito nos quesitos de ética e boa condução no trato com o consumidor, e que, além disso, conta com seu respeito e admiração como empresa e marca?”. Os participantes puderam escolher uma entre as opções apresentadas ou indicar um nome não listado de sua preferência que atendesse aos requisitos.

Revista Consumidor

A Revista Consumidor é a mais antiga publicação do país voltada para o tema das relações de consumo. Criada em 1980 e em seu 39º ano de circulação, é uma referência nacional. Atualmente, produz uma edição anual impressa, que apresenta os detalhes da premiação Top Consumidor – Marcas de Respeito e também destaca temas e dados de interesse sobre as relações de consumo no Brasil.