Ir para o conteúdo principal

GCE inicia apoio ao empreendedorismo cooperativo de jovens em todo o mundo

A Parceria ACI-UE para o desenvolvimento cooperativo internacional (#coops4dev🌍) lança o novo projeto Empreendedores Cooperativos Globais (Global Cooperative Entrepreneurs – GCE), inspirado pelo sucesso do projeto de cooperativas européias CoopStarter 2.0, financiado pelo programa Erasmus. A iniciativa visa apoiar a criação de programas de orientação para estimular o empreendedorismo cooperativo de jovens em todo o mundo.

O projeto conta com fortes parcerias entre associações cooperativas e organizações juvenis de todas as regiões da ACI. As cooperativas são particularmente reconhecidas como um poderoso impulsionador da integração econômica e da inclusão social, bem como uma alavanca para capacitar os jovens a experimentar e inovar com novos modelos para enfrentar os diferentes desafios enfrentados pela geração atual (por exemplo, mudança climática, migração, automação e transformação do trabalho). As organizações juvenis representam os principais intervenientes no empoderamento da juventude, especialmente através da sua capacidade de dar voz às gerações mais jovens e de permitir que os jovens se tornem cidadãos ativos. Essa colaboração entre cooperativas e organizações de jovens contribuirá para superar desafios e formar catalisadores positivos de apoio a cooperativas de jovens empreendedores.

A GCE realizou sua primeira atividade entre os dias 18 e 21 de março em Manchester (Reino Unido): um treinamento de mentores de todas as regiões da ACI, representando os membros da ACI e organizações juvenis. O evento foi organizado pelo Co-operative College.

 

Fonte: ACI