Ir para o conteúdo principal

Escoop Saúde realiza módulo preparatório para missão ao Vale do Silício

Foi realizado no dia 5 de abril, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre, o módulo preparatório para a missão do ramo para Saúde para o Vale do Silício, que acontecerá de 29 de abril a 3 de maio de 2019. O módulo foi a primeira etapa da Missão, que após a viagem aos Estados Unidos terá ainda um Seminário de Avaliação. O objetivo geral é promover o estímulo ao processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul e o módulo preparatório serviu para uma sensibilização dos agentes do cooperativismo sobre o ecossistema de inovação. O encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e pelo diretor geral da Escoop, Mário De Conto. Participaram ainda o conselheiro administrativo do Sescoop/RS, José Milton Mirenda, o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto e o superintendente do Sistema, Gerson Lauermann.

O encontro discorreu sobre a formação cooperativista e a educação corporativa na Escoop, e contou com a participação dos cooperativistas que integrarão a Missão, oriundos dos Sistemas Unimed e Uniodonto. Na sequência, foi conduzido pelo coordenador da graduação e professor na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Carlos Alberto Oliveira, que abordou a inovação no universo das cooperativas. Por fim, os presentes assistiram a uma palestra do médico Salvador Gullo Neto, diretor de Provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre, que abordou a inovação na medicina.

O conselheiro administrativo do Sescoop/RS, José Milton Mirenda, salientou a oportunidade de crescimento das cooperativas e a busca de novas soluções, bem como da oportunidade de conhecimento de novas tecnologias, que deverão ser utilizadas nas cooperativas. “Em especial, nosso reconhecimento aos coordenadores da Unimed, que entenderam essa oportunidade de trabalho como de fundamental importância para a sustentabilidade de nossas cooperativas”, observou.

O diretor geral da Escoop, Mário de Conto, frisou a importância desta atualização que as cooperativas estão buscando ao realizar a Missão, com destaque para as mudanças comportamentais e tecnológicas que estão impactando as cooperativas. “Somos genuinamente um espaço de ação coletiva e as boas ideias são favorecidas em ambientes colaborativos. É exatamente isto que pretendemos proporcionar para as nossas cooperativas ao realizar esta viagem de estudos”, finaliza De Conto.

As missões para o Vale do Silício

Dentro de uma visão de proporcionar novos modelos de qualificação e atender particularidades dos segmentos do cooperativismo, a Escoop passou a oferecer soluções customizadas, unindo formação cooperativista e educação corporativa para associados, gestores e lideranças de ramos específicos. Assim, estão estruturados na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, a Escoop Saúde, a Escoop Agro e a Escoop Cred.  Consciente do seu papel de contribuir com a sustentabilidade das cooperativas e alinhada a sua visão de ser referência no ensino e pesquisa voltada ao cooperativismo estruturou a abordagem de inovação, em 2019, para três ramos do cooperativismo: Saúde, Agropecuário e Crédito, com Missões para o Vale do Silício.

O Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, é um apelido da região da baía de São Francisco, polo de desenvolvimento industrial e que concentra diversas empresas de tecnologia da informação, computação, de circuitos elétricos, entre outras. O local começou a se desenvolver na década de 40, com o objetivo de gerar e fomentar inovações no campo científico e tecnológico. O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia como Palo Alto, São Francisco, Santa Clara e São José, entre outras.