Ir para o conteúdo principal

Cooperativas celebram Dia do Aprendiz

Um olho no futuro e outro no presente! É assim que o movimento cooperativista brasileiro comemora, nesta quarta-feira (24/4), o Dia do Aprendiz, data dedicada a celebrar a participação do jovem no mercado de trabalho. E, nas cooperativas, a presença dessa galera sempre foi e será muito bem-vinda.

Tanto é que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desenvolve, há mais de dez anos, o Programa Aprendiz Cooperativo, voltado ao desenvolvimento profissional de estudantes com idades entre 14 e 24 anos, de Norte a Sul do Brasil, para atuarem nas cooperativas.

Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o objetivo é oferecer aos jovens uma formação completa, com base nos princípios e valores do cooperativismo. “É uma oportunidade de começar a exercer uma profissão e, ao mesmo tempo, vivenciar os diferenciais que têm tudo a ver com a cultura cooperativista e que ajudam a formar cidadãos mais conscientes e responsáveis. Temos a certeza de que estamos formando os futuros líderes do nosso movimento”, avalia Nobile.

O Programa Aprendiz Cooperativo – desenvolvimento de acordo com Lei da Aprendizagem – já formou mais de 50 mil jovens desde que começou. Só no ano passado, mais de 12 mil pessoas conheceram mais de perto aspectos como solidariedade, responsabilidade, democracia e igualdade. Uma dessas jovens é Keli Meier, que participa atualmente do Programa Aprendiz Cooperativo pela Coagril (Cooperativa de Agricultores de Chapada/RS), e fala de sua importância para o desenvolvimento e inclusão de milhares de jovens através do cooperativismo (ver abaixo).

“Em nossas organizações estaduais e cooperativas é possível ver, na prática, exemplos de valores contemporâneos. No cooperativismo, liderança compartilhada, comércio justo, economia do propósito e sustentabilidade fazem parte do nosso dia-a-dia. Assim, vamos construindo agora, e juntos, um futuro melhor para o cooperativismo e para o nosso país. A todos os jovens, parabéns!”, finaliza Renato Nobile.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, reitera a importância do Programa no Rio Grande do Sul. “Hoje, quase 3 mil jovens do estado estão fazendo este curso, que prepara eles para o primeiro emprego. Evidente que as cooperativas absorvem os melhores, que se destacam, que realmente se esforçam para se ajustar ao modelo de empresa cooperativa. É a porta de abertura para o jovem ingressar no processo da produção produtivo do negócio cooperativo”, definiu o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

Aprendiz Cooperativo no RS

São várias opções de cursos oferecidos no RS: Auxiliar Administrativo, Serviços de Supermercado, Assistente para Manufatura de Calçados, Eletrotécnica Básica, Processamento de Carnes, Processamento de Leite e Derivados. Além disso, temos o Aprendiz Cooperativo do Campo (pauta da reportagem principal da RG Coop #14). Confira todas as opções de cursos e outras informações clicando aqui.

Atualmente temos 88 turmas ativas em 84 cidades, atendendo 2.666 aprendizes, sendo 54 deles PCDs. Sua cooperativa participa do Programa? Ficou interessado em saber mais? Clique aqui ou entre em contato conosco pelo e-mail aprendiz@sescooprs.coop.br ou através dos telefones (51) 3323-0035 e (51) 3323-0073.

Saiba mais sobre o Programa:

Dia do Aprendiz no RS

Depoimento Aprendiz Keli Meier, da Cooperativa Coagril

Vídeo comemorativo Dia do Aprendiz OCB