Ir para o conteúdo principal

Dália e Univates formalizam parceria e iniciam Programa de Gestão e Liderança da Propriedade Rural

Mais uma iniciativa da cooperativa Dália Alimentos beneficiará jovens que desejam se munir de conhecimento para melhor gerir as propriedades onde vivem. Terá início no sábado, dia 27 de abril, o Programa de Gestão e Liderança da Propriedade Rural, uma iniciativa da Dália Alimentos em parceria com a Univates.

Serão aulas ministradas por professores da universidade e divididas em três módulos, totalizando 20 encontros e carga horária de 80 horas. Os encontros ocorrerão conforme cronograma pré-estabelecido, sempre aos sábados pela manhã, na sede da cooperativa, em Encantado.

No Módulo 1 terá ênfase os temas “Princípios do Cooperativismo e Sentimento de Pertencimento”, “Liderança e Autoconhecimento” e “Agronegócio Contemporâneo”. Os professores do Módulo 2 abordarão temas ligados à “Sucessão Familiar”, “Legislação e Organização da Propriedade”, “Marketing e Mercado Agroindustrial”, Gestão Financeira e da Produção” e “Empreendedorismo Rural”. Já o Módulo 3 contará com as disciplinas “Diagnóstico da Propriedade”, “Mentorias Direcionadas” e “Socialização das Experiências”. No final de cada módulo serão realizadas visitas, sendo estabelecido visitar uma cooperativa, uma feira agroindustrial e uma propriedade rural.

O corpo docente responsável pelas atividades será constituído pelo graduado em Ciências Contábeis e especialista em Cooperativismo e Gestão de Negócios, Alexandre Feil; pelo graduado em Administração e especialista em Gestão e Liderança Universitária, Carlos Cândido da Silva Cyrne; pela graduada em Ciências Contábeis e Administração e mestra em Administração, Evânia Schneider; pela graduada em Ciências Econômicas, mestra em Economia e doutora em Ambiente e Desenvolvimento, Fernanda Cristina Sindelar; pelo graduado e mestre em Administração e doutor em Administração e Marketing, Marlon Dalmoro e pelo graduado em Direito, Álex Herold. As aulas serão realizadas nos dias 27 de abril, 11, 18 e 25 de maio, 8 de junho, 6 e 20 de julho, 3, 17 e 31 de agosto, 14 e 28 de setembro, 5 e 19 de outubro e 9, 16 e 30 de novembro. Observação: O cronograma pode sofrer alterações ao longo do ano.

Habilidades

O objetivo do Programa de Gestão e Liderança da Propriedade Rural é fortalecer o espírito cooperativista nos jovens, estimulando-os a desenvolver habilidades de liderança e gestão; fornecer informações que possibilite uma análise econômico-financeira para a gestão da propriedade rural e debater sobre o processo de sucessão da propriedade rural. Para quem obtiver 75% de frequência será concedido certificado de participação. A Dália Alimentos conta com 28 inscritos participantes.

No ano passado, quando o cronograma começou a ser estruturado, foi realizada uma imersão entre Dália e Univates para definir os pontos a serem trabalhados neste novo projeto, que embora mais atualizado, dá continuidade ao Projeto Sucessão Rural que formou jovens em quatro diferentes turmas nos últimos anos.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, em 2018 foi realizada uma imersão junto dos professores da Univates para debater e reestruturar o curso, que já foi realizado em outras quatro edições, buscando uma linguagem que atendesse ao que os jovens buscam. “Reestruturamos o programa que, apesar de seu novo cronograma, mantém o mesmo foco, que consiste em trabalhar com o jovem rural a sucessão, o espírito de pertencimento à cooperativa e o gerenciamento da propriedade como um negócio que seja viável e prospero”.