Ir para o conteúdo principal

Presidente da Cooperativa de las Americas participa do 14º CBC

O 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, realizado pelo Sistema OCB entre 8 e 10 de maio em Brasília, busca, entre outros objetivos, formas de melhorar as diretrizes e horizontes da relação política e institucional do sistema cooperativo.

Na abertura do evento, a Presidente da Cooperativas de Las Americas destacou o papel que os cooperativistas americanos estão desempenhando no mundo, já que vários representantes ocupam posições no nível do cooperativismo internacional. “O fortalecimento da união é uma responsabilidade para a América, somos chamados à unidade”, disse ela no início de seu discurso.

Ele lembrou que o movimento assumiu sua agenda global em 2015, alinhado com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que as Nações Unidas estabeleceram como linha de ação, já que traz todas as questões que o cooperativismo aborda, como o fim da pobreza, o fim do problema do desemprego juvenil, o fim da fome em algumas partes do continente e a eqüidade de gênero, além dos demais objetivos.

Graciela ressaltou que hoje o cooperativismo deve ser o núcleo das economias que querem avançar de forma colaborativa, já que o papel das cooperativas é representar aquela economia centrada nas pessoas.

Ela também observou que “nosso desafio é nos unir com uma única voz no movimento cooperativo americano, diante das organizações internacionais” já que “cada cooperativa trabalha sua própria terra e localidade, e devemos ir além, entrar nas agendas internacionais”, disse referindo-se ao volume cooperativo que hoje representa a América – mais de 200.000 cooperativas de base e 93 organizações presentes na Cooperativas de Las Americas.

Continuou dizendo: “devemos acrescentar a voz do cooperativismo nos lugares onde ele não está presente, nos lugares onde as agendas internacionais estão estabelecidas. (…) A América deve ter voz e presença nesses lugares, já que o cooperativismo é o instrumento válido para avançar o desenvolvimento “, afirmou.

Graciela Fernández concluiu seu discurso convidando o movimento cooperativista brasileiro a fazer parte dessa transformação. Ele também ressaltou a importância da formação de líderes cooperativos e profissionais universitários no cooperativismo, uma vez que existem desafios nas legislações cooperativas nas Américas.

 

Fonte: Cudecoop