Ir para o conteúdo principal

Cotriel promove ações do Dia C

Na última quinta-feira, 23, a Cotriel e a Associação de Assistência à Saúde dos Funcionários da Cooperativa – AAS realizaram a ação alusiva ao Dia de Cooperar 2019. O Dia de Bem Estar, aberto a toda a comunidade, teve uma programação com palestras de temas voltados à saúde e beleza. Para poder participar, bastava doar um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado posteriormente a entidades carentes do município.

O médico do trabalho da Cotriel, Cláudio Ivar Stefenns, falou acerca de orientações gerais sobre diabete, hipertensão arterial, colesterol e triglicerídios. A dentista da Cotriel, Fabíula Garaffa, deu orientações sobre higiene bucal. Sua palestra foi focada em dicas sobre a correta escovação, uso do fio dental, a importância de visitar o dentista a cada seis meses e a prevenção de doenças que podem entrar pelo organismo a partir das cáries.

A nutricionista, Brianne Migotto Hunhoff, além de abordar o assunto da alimentação saudável, destacou que devem ser evitados alimentos com muito açúcar, como bolachas e refrigerantes, priorizando frutas e saladas, que dão mais disposição e saúde. A fisioterapeuta, Andressa Marangon, passou, de forma prática, formas de alongamento para prevenção das Lesões por Esforço Repetitivo – LER e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT, conscientizando acerca da importância de uma correta  postura ao se sentar em frente ao computador e em atividades corriqueiras em casa.

O fisioterapeuta e osteopata, Gustavo Dillschneider falou sobre a osteopatia, terapia na qual o corpo é capaz de criar seus próprios medicamentos contra doenças quando está equilibrado em sua estrutura e conta com condições ambientais favoráveis e nutrição adequada. A consultora de beleza, Jéssica Nicolodi trouxe orientações sobre cuidados com a pele, limpeza, esfoliação, hidratação e dicas de maquiagem para o dia a dia.

Participaram das palestras escolas municipais, entidades como a Liga de Combate ao Câncer, Terceira Idade e Assistência Social de Espumoso, além de alguns associados e conselheiros, além do presidente e vice da cooperativa, Leocezar Nicolini e Paulo Edemilson Parizotto, respectivamente.

Entre entidades e comunidade, o Dia de Bem Estar envolveu mais de 500 pessoas. As doações serão entregues nos próximos dias.