Ir para o conteúdo principal

Ocergs reunida em Passo Fundo para tratar da vigilância 24 horas

A Ocergs (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul) reuniu no dia 23 de maio, na sede da Superintendência Regional do Sicredi Integração de Estados RS/SC, vereadores e o prefeito de Passo Fundo, para, juntamente com dirigentes e técnicos do Sicredi e da Ocergs, debater a legislação municipal que tratam da vigilância 24 horas em instituições bancárias públicas e privadas ou cooperativas de crédito a manterem uma vigilância armada em tempo integral, vigente no município desde 2017, por autoria do vereador Patric Cavalcanti. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e o presidente do Sicredi Integração de Estados RS/SC, Ari Rosso, comandaram os trabalhos, que teve ainda a participação do deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop/RS.

O prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo falou de sua experiência de 27 anos de mandatos eletivos, sendo muitos deles como legislador, e da necessidade de aperfeiçoamento das legislações aprovadas. Discorreu sobre o tempo que o Sicredi discute com o poder executivo e legislativo a dificuldade de cumprir integralmente a lei, em função de conflitos com legislação federal que regra a questão. Azevedo disse também que a lei foi criada com o intuito de criação de empregos para a área dos vigilantes, mas por outro lado, trouxe outras situações que não foram corretamente debatidas e que neste momento inviabilizam seu cumprimento, sendo assim favorável a que seja revogada. “Claro que esta é uma questão a ser avaliada pela Câmara, mas tenho esta opinião. Devemos começar essa discussão do zero e buscar atender aos interesses da comunidade”, completou.

O deputado Elton Weber disse que a legislação vigente cumpre um clamor popular, e que é compreensível que os vereadores, assim como os deputados, atentem para questões como estas, onde a segurança é debatida. Disse ainda que, como ocorre na Assembleia Legislativa, as argumentações das partes envolvidas precisam ser ouvidas. “Quando a questão da segurança das agências bancárias e dos vigilantes foi colocada em pauta, ficamos atentos a isso. Mas temos que verificar também o que as instituições bancárias e cooperativas de crédito estão fazendo e ponderar, antes de apresentarmos e votarmos temas como esses”, destacou Weber.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, alertou para a existência da lei municipal para segurança armada por 24 horas e, paralelamente, a lei federal que obriga a ter segurança monitorada nesse modelo à qual as cooperativas de crédito e redes bancárias já estavam adaptadas. O Sicredi, através do presidente Ari Rosso, apontou números sobre a eficácia das medidas de segurança adotadas para inibir assaltos e ataques , como cortina de aço, gerador de neblina e entintamento de cédulas para danificá-las. Representando a Central Sicredi Sul/Sudeste, o assessor jurídico Tiago Machado discorreu sobre os aspectos legais da norma em discussão, e os responsáveis pela área de segurança das cooperativas, Wagner Gotardo e Ricardo Golder, apresentaram as medidas que o Sicredi vem tomando para minimizar os impactos da criminalidade. Tiago Machado discorreu ainda sobre todas as medidas de segurança que a cooperativa está tomando, o que tem reduzido os índices de acessos dos criminosos aos numerários. Salientou que a maior das preocupações do Sicredi é com a segurança de seus colaboradores, terceirizados e associados. A questão da viabilidade econômica também foi esclarecida, já que em caso de presença de vigilantes por 24h nas unidades de atendimento, a manutenção de algumas agências poderá ser inviabilizada em função dos altos custos.

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo foi representada pelo presidente da Casa, Fernando Rigon e pelos vereadores Eloí Costa, Pedro Daneli e Saul Spinelli. O autor da legislação, vereador Patric Cavalcanti, foi representado por seu assessor, Alexandre Melo. Após ouvidas as argumentações, o presidente da Câmara comprometeu-se em levar para os demais vereadores a possibilidade de alteração ou revogação da legislação.

Formação da Frencoop municipal

Outra pauta abordada no encontro foi a criação de uma Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo na Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo, em função da importância do setor para a economia de Passo Fundo e região, além da atuação de importantes cooperativas no município. Vergilio Perius disse que a Ocergs está à disposição dos vereadores para orientações quanto à instalação da Frencoop e o voreador presidente, Fernando Rigon, disse que também esta possibilidade será debatida nos próximos dias.

Participaram da reunião secretário de Relações Institucionais de Passo Fundo, Edson Nunes; da Segurança, Coronel João da Rosa Gonçalves; de Interior, Antônio Bortoloti; além do procurador do município, Adolfo Freitas. O representante do deputado federal Giovani Cherini, Pedro Paulo Nunes, também participou do encontro.