Ir para o conteúdo principal

Vinícola Aurora conquista o Prêmio Exportação RS

Na 47ª edição do Prêmio Exportação RS, promovido pela ADVB-RS com apoio de 17 entidades, a Cooperativa Vinícola Aurora recebeu pelo quarto ano consecutivo a distinção, consolidando-se como o grande Destaque Setorial em bebidas pelo seu desempenho em exportações, com foco na diversidade de mercados e em vinhos finos e suco de uva integral.

“Ficamos muito honrados com mais essa importante premiação que há quatro anos reconhece nosso crescente desempenho no mercado externo”, afirma o presidente da Vinícola Aurora, Itacir Pedro Pozza.

O anúncio oficial foi feito no último dia 14/5, em Porto Alegre, pelo CEO do Prêmio e vice-presidente de Comércio internacional da ADVB-RS, Edmilson Milan. Os prêmios serão entregues às empresas no dia 6 de junho.

“Focamos na diversificação de mercados e registramos crescimento das vendas externas de nossos vinhos finos e espumantes e do suco de uva integral, produto brasileiro sem similar no mundo”, destaca Rosana Pasini, gerente de Exportação e Importação da Vinícola Aurora, destacando que vinhos de mesa e coolers também estão na sua pauta de exportações. A curva de crescimento segue em 2019: de janeiro a junho deste ano, o faturamento de exportações da Cooperativa terá atingido um crescimento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado, e de 183% sobre os seis primeiros meses de 2017.

Suco de uva integral

“Estamos lançando nosso suco de uva integral em Portugal, país com história secular na elaboração de vinhos”, conta Rosana. De janeiro a junho, a Aurora terá exportado 134 mil garrafas de suco de uva integral para oito países: Curaçao, África do Sul, Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Canadá e China, além de Portugal. No mesmo período de 2018, esse volume foi de 28.248 garrafas, o que representa um crescimento de 474% nas exportações. No início deste mês, a vinícola lançou o suco Casa de Bento Orgânico nos Estados Unidos.

Cinco importadores na China

Até o fim de junho, a Vinícola Aurora terá quatro novos clientes na China, um deles importando pela primeira vez o suco de uva e os demais, vinho tinto. Assim, a Vinícola Aurora passa a ter um total de cinco importadores no país asiático.

No dia 30 de abril, a Cooperativa embarcou dois contêineres (42.300 garrafas) de vinhos para um dos novos importadores, no norte da China, e acaba de embarcar outras 15 mil garrafas de vinhos para o novo importador no sul do país. Até o fim de junho, novo embarque seguirá para o mercado chinês para outro novo importador, na cidade de Changsha. O tradicional cliente da Aurora, em Shangai, segue importando os espumantes da marca Brazilian Soul.

A Ásia é o continente que mais importa vinhos e espumantes da Vinícola Aurora, respondendo por 32,35% do volume. Em segundo está a América do Sul, com 29,52% do total exportado, seguida de Europa (18,58%) e América do Norte (12,32%). América Central e África respondem por 4,01% e 3,04% das exportações da vinícola, respectivamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Aurora