Ir para o conteúdo principal

Cooperativas participam de mais um empreendimento de geração energia

Cooperativas gaúchas estão participando de mais um empreendimento da área de geração de energia. A PCH Forquilha IV Luciano Barancelli, localizada no Rio Forquilha, entre os municípios de Maximiliano de Almeida e Machadinho/RS, terá uma potência instalada de 13 MW e o custo estimado em R$ 73 milhões. O empreendimento é formado pela sociedade entre a Coprel (20%), a Cooperativa Creral de Erechim (20%), a Cooperativa Ceriluz de Ijuí (20%) e a empresa Erechim Energia (40%).

A pequena central hidrelétrica, que tem previsão de ser concluída em março de 2020, está sendo construída com um barramento de 300 metros de comprimento e 8 metros de altura e um canal de adução de 530 metros. A casa de força contará com três turbinas e a energia gerada será lançada no sistema interligado nacional por meio de uma linha de transmissão de 8,7 km.

Em 2017 o empreendimento foi um dos vencedores do leilão de energia A-6 realizado pelo Governo Federal, com entrega prevista para 2023 por um período de 30 anos.

“Em várias das nossas atividades a intercooperação está presente: os projetos conjuntos de geração de energia com outras cooperativas é umas delas. Isso mostra que estamos em sintonia e trabalhando juntos para os melhores resultados econômicos e sociais. E com essa parceria também com os empresários locais, que participam do empreendimento, vamos gerar mais energia de forma limpa e sustentável”, reforça o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.