Ir para o conteúdo principal

Cooperativas são destaques em lista de maiores beneficiadoras de arroz do RS

O arroz que chega à mesa dos gaúchos tem a marca das cooperativas. É o que aponta o tradicional ranking das 50 maiores indústrias de beneficiamento de arroz do Estado, elaborado com dados de 2018, e divulgado pela Seção de Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que relaciona oito cooperativas com atuação no Rio Grande do Sul, que juntas detém dez unidades ativas de produção e uma participação de 11,57% no mercado de beneficiamento.

A produção dessas cooperativas em sacos de 50 quilos chega a 13,41 milhões, com 670,5 mil toneladas, o que representa 13,6% do total das 50 maiores indústrias de beneficiamento de arroz no Rio Grande do Sul.

O ranking é determinado a partir da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO) recolhida em 2018. O Rio Grande do Sul conta atualmente com 177 empresas de beneficiamento, que juntas registraram no último ano 115,9 milhões de sacos de 50 quilos beneficiados, num total de 5,8 milhões de toneladas de arroz. As 50 maiores indústrias contabilizam 62 unidades ativas e respondem por 85,08% do mercado de beneficiamento do RS.

Ranking 2019

No documento é possível comparar a posição das empresas, conferir o número de unidades ativas das empresas, a produção em sacos de 50 quilos, em toneladas, o percentual de participação no mercado de beneficiamento de cada empresa e o percentual acumulado.

Acesse a lista das 50 maiores beneficiadoras clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Irga