Ir para o conteúdo principal

Encontro Escolas do Campo da Secretaria da Educação debate o Cooperativismo

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), promoveu, na manhã desta sexta-feira (31), um curso de formação para as assessorias das Coordenadorias Regionais de Educação que atuam nas temáticas da Educação do Campo e para os professores que trabalham em escolas rurais da rede pública estadual. O evento, ocorrido no Auditório Paulo Freire, do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), reuniu cerca de 100 pessoas para debater temáticas sobre Cooperativismo, Ecologia, Meio Ambiente e Agroecologia.

A coordenadora de Diversidade e Programas Especiais do Departamento Pedagógico, Sônia Santos, afirma que a formação deste ano, em especial, buscou destacar a importância do cooperativismo e da qualificação profissional através da produção de alimentos saudáveis. “Queremos que os estudantes sejam pessoas mais solidárias, democráticas e entendam a importância de conservar e ampliar a biodiversidade do planeta”, explica.

Conforme o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, responsável pela abertura da formação, a aproximação com os estudantes da rede estadual é fundamental para qualificar as práticas do campo. Além disso, ele reitera que a prática cooperativista evita o êxodo rural. “A sucessão familiar no campo é um desafio e a promoção do empreendedorismo cooperativo mantém o jovem na sua propriedade”, destaca.

Escolas do Campo

A Educação do Campo envolve diversos níveis e modalidades de ensino, possui legislação própria e está vinculada a um projeto de desenvolvimento sustentável, articulado com outras instituições ligadas ao meio rural. O objetivo é qualificar os espaços escolares e garantir o acesso à educação, contribuindo para a permanência dos jovens no meio rural.

Com informações da Secretaria da Educação do RS