Ir para o conteúdo principal

Cooperativas agropecuárias realizam encontro nacional

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, participou no dia 4 de junho, em Campinas (SP), da abertura do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias, realizado pelo Grupo Conecta, com apoio da OCB. O evento reuniu centenas de lideranças do setor agropecuário para debater questões como aceleração do crescimento, governança, tecnologias digitais e, ainda, finanças e gestão de risco nas cooperativas. A cooperativa gaúcha Cotrijal teve participação importante no evento, com a apresentação de seu case pelo presidente da cooperativa, Nei César Mânica.

A programação contou com discussões, palestras práticas e inovadoras e networking com grandes players do mercado. O encontro recebeu ainda palestrantes renomados como o jornalista Ricardo Amorim, que apresenta uma leitura clara e objetiva de grandes tendências e transformações futuras da economia mundial e brasileira, além de as oportunidades e riscos que elas criam para o público. Também compôs a lista de palestrantes o jornalista Alexandre Garcia, que fez uma análise do mundo da política e da sociedade contemporânea, Max Gehringer, administrador de empresas, escritor articulista da revista Época, apresentador de quadro semanal no programa Fantástico, da Rede Globo e comentarista na Rádio CBN e o ex-ministro da Agricultura, o engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, que também é embaixador especial da FAO para o cooperativismo e grande defensor da agropecuária brasileira.

O encontro conta ainda com a participação dos presidentes de grandes cooperativas: Dilvo Grolli, da Coopavel; Fernando Degobbi, da Coopercitrus; Luiz Carlos Chiocca, da Coopercampos; Carlos Paulino, da Cooxupé, além de Mânica. Eles apresentam cases e participam das discussões sobre os desafios enfrentados pelo setor.

Nei César Manica falou da importância da Expodireto Cotrijal para o agronegócio, e apresentou os resultados da Expodireto Cotrijal, feira organizada pela cooperativa e que em 2019 completou 20 anos. Considerada uma das mais importantes feiras agropecuárias do mundo, a Expodireto Cotrijal recebeu 268 mil visitantes, de 70 países, em sua 20ª edição e os expositores fecharam mais de R$ 2,4 bilhões em negócios. Levando tecnologia, informação e ótimas oportunidades de negócios para os produtores, independente do tamanho da propriedade, a Expodireto vem contribuindo de maneira significativa para a evolução da produtividade, tanto na agricultura quanto na pecuária, foco principal da feira.

Segundo Mânica, hoje a região de atuação da Cotrijal tem produtividade muito acima do Estado e do país na soja e a feira teve papel fundamental nessa evolução. Nos últimos cinco anos, a média de produtividade na Cotrijal é de 16 sacas a mais do que a gaúcha. “A incorporação de tecnologia nas propriedades, a partir da Expodireto, e atuação da cooperativa junto ao produtor, através da assistência técnica, permitiu chegarmos a esses índices relevantes”, apontou.

O ENCA – O Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias discute temas como aceleração do crescimento, governança, tecnologias digitais, finanças e gestão de risco nas cooperativas. A programação contou com discussões, palestras práticas e inovadoras e networking com grandes players do mercado.

Fonte: Sistema OCB