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Desafio cultural sobre cooperativismo une estudantes em Taquari

Uma manhã repleta de bons sentimentos, ideias, cultura e diversão. Assim foi o encontro do Projeto Sementes do Cooperativismo, realizado pela Certaja no dia 18 de junho, na Acerta, em Taquari. O desafio cultural proposto mobilizou os estudantes de três instituições após uma visita do Núcleo de Comunicação da Cooperativa, quando foi lançada a proposta para que cada uma delas produzisse e apresentasse atividades seguindo os quesitos de adequação ao tema cooperativismo e aos 50 anos da Certaja, criatividade, clareza e originalidade.

Representando o município de Bom Retiro do Sul, a Escola Anita Ferreira de Moraes trouxe uma encenação em que a vida real se misturou com a ficção. Como se estivessem rodando um filme em um set cinematográfico, os alunos contaram o quanto os habitantes da zona rural gaúcha sofriam com a precariedade de uma vida sem energia elétrica, quando se usavam lampiões e não havia televisão, geladeira ou chuveiro elétrico. As coisas tomaram outro rumo quando os governos se uniram para viabilizar a criação da Certaja. Uma bela canção entoada em conjunto mostrou a potência dos talentos reunidos em torno de uma ideia em comum e garantiu o primeiro lugar na disputa.

A Escola Gonçalves Dias, de Triunfo, construiu um jornal filosófico com situações importantes ocorridas em 1969, quando iniciou o Jornal Nacional, Gilberto Gil lançou Aquele abraço, o homem pisou na Lua e a Certaja foi fundada. O programa humorístico do grupo inglês Monty Pyton, que em um dos episódios encenou um futebol filosófico, serviu como mote para discutir o Mito da Caverna, de Platão, pensador encenado como um técnico de time que propunha abandonar a escuridão através do esclarecimento originado pelo saber. Kant, Locke, Rousseau foram alguns dos iluministas convocados e ajudaram a trazer o troféu de vice-campeões do Projeto.

A Escola Nossa Senhora da Saúde, de Passo do Sobrado, também recuperou fatos marcantes em 1969. A realidade das comunidades gaúchas às escuras naquele longínquo ano foi rememorada, mostrando como surgiu a ideia da fundação da Cooperativa e as mudanças importantes que transformaram a vida de seus cooperados. Através da dança e encenações marcantes, os alunos interpretaram com a melhoria do cotidiano por conta dos benefícios da energia elétrica e destacaram a importância do seu uso consciente.

A abertura da atividade contou com a apresentação do novo jingle da Certaja, comemorativo aos seus 50 anos celebrados ao longo de 2019, bem como a nova mascote, um eletricista que precisa ser “batizado” com um nome, proposta lançada aos estudantes presentes. O Abelix, mascote que há mais de uma década anima os eventos da Cooperativa, também compareceu. Uma vasta mesa de jurados foi convocada para a difícil tarefa de avaliar as intervenções culturais. Nos intervalos, o mágico Alex Meyer divertiu a plateia com truques e brincadeiras.

EXPERIÊNCIA COLETIVA – A atividade é o ponto alto de uma etapa iniciada em março deste ano, com visitas às três escolas, palestras sobre o cooperativismo e o lançamento de desafios culturais em uma experiência coletiva, intensa e que lança sementes que irão germinar em um futuro próximo.

Criado em 1998 e reformatado em 2010, o objetivo do Sementes do Cooperativismo é ampliar a educação cooperativista para além dos cooperados, visando preparar os futuros líderes e o corpo social da Certaja a contribuírem com um desenvolvimento mais amplo e igualitário. O projeto atende ao princípio do cooperativismo “Educação, formação e informação”, que trata da educação cooperativa, manifestando o compromisso com a comunidade, através de ações em escolas da área de atuação da Cooperativa. A valorização do ser, ao invés do ter, é um dos alicerces do Projeto Sementes do Cooperativismo. A organização está sob a responsabilidade do Núcleo de Comunicação da Certaja, com a parceria e apoio do Sescoop/RS.

Fonte: Núcleo de Comunicação da Certaja