Ir para o conteúdo principal

Sistema recebe embaixador da Macedônia do Norte

Na manhã do dia 24/06, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS recebeu, na sede da Escoop, o embaixador da República da Macedônia do Norte do Brasil, Ivica Bocevski. A visita teve como objetivos estabelecer contato direto entre a embaixada e o sistema cooperativo e apresentar a Macedônia como um lugar para as cooperativas gaúchas fazerem negócios e como alvo de investimentos brasileiros no exterior, especialmente com as cooperativas do ramo agropecuário.

Na oportunidade, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, fez uma contextualização do cooperativismo gaúcho, do mercado e seus gargalos, além de apresentar a Escoop como uma possibilidade de intercâmbios. “Nos últimos quatro anos de recessão, as cooperativas cresceram 11% ao ano. Hoje, os pequenos produtores se associam a uma cooperativa para competir no mercado. O cooperativismo é sinal de desenvolvimento. E vamos evoluir cada vez mais com intercâmbios e trocas como essa”, reiterou.

O superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, destacou os principais produtos de exportação das cooperativas atualmente e os diferenciais do sistema. “Com a união em cooperativas, é possível negociar um volume maior com melhor preço, em um ambiente mais seguro”, destacou.

Após, o gerente de Agroindústria da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal), Laércio Dalross, apresentou os produtos comercializados pela cooperativa, afim de estabelecer novos mercados. O embaixador demonstrou bastante interesse em estabelecer novos contatos. “Nossas cooperativas precisam crescer muito ainda, através do desenvolvimento de suas gestões. Vamos aprender muito com vocês”, enfatizou. Estiveram presentes também na reunião, o supervisor jurídico do Sistema, Clício Golin, e os analistas técnicos do Sescoop/RS, Valeska Ilha e Cássio Triches.

Macedônia do Norte e relações com o Brasil

A Macedônia do Norte (antiga Macedônia) é um Estado da Europa Meridional, ao norte da Grécia. O país faz fronteira com a Sérvia, Albânia, Bulgária e Grécia.

O Brasil reconheceu a independência da Macedônia do Norte em 1995 e as relações diplomáticas foram estabelecidas em 1998. Para o Brasil, o relacionamento com a Macedônia do Norte se insere na política de intensificação dos contatos com os países dos Bálcãs.

Brasil e Macedônia do Norte assinaram, em 2011, acordo de isenção de vistos, com o intuito de permitir o aumento nos fluxos entre ambos os países, especialmente turistas macedônios no Brasil.

Em 2016, a Embaixada da Macedônia do Norte iniciou suas atividades em Brasília, sendo a primeira embaixada do país na América Latina.