Ir para o conteúdo principal

Redenção recebe o Dia de Cooperar 2019

As cooperativas estimulam o desenvolvimento sustentável e ajudam a construir um mundo mais justo, feliz e equilibrado. Há dez anos, foi criado o Dia de Cooperar (Dia C), um movimento nacional criado para estimular iniciativas voluntárias, diferenciadas, contínuas e que transformam a realidade de muitos brasileiros.

Através do Dia C, as cooperativas já realizaram mais de 10 milhões de atendimentos, beneficiando milhões de pessoas. E, no dia 6 de julho, na Redenção, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), juntamente com cooperativistas e voluntários, promovem a comemoração desse sucesso e do Dia Internacional do Cooperativismo.

O evento acontece das 9h às 17h, com serviços gratuitos de saúde, corte de cabelo, oficinas infantis, orientação financeira, sobre cooperativismo e socioambientais, além de apresentações artísticas. Serão mais de 20 cooperativas e entidades parceiras que mobilizarão 300 voluntários, com a previsão de beneficiar cerca de 25 mil pessoas.

No interior do Estado, cooperativas também estarão realizando eventos para celebrar a data nas cidades de Arroio do Meio, Erechim, Nova Petrópolis, Soledade, Teutônia, Rio Pardo, dentre outras. “O Dia C é a oportunidade de colocarmos em prática a essência do cooperativismo. Podemos, através dele, enxergar e auxiliar o próximo, contribuindo para melhorar a vida das pessoas das comunidades onde as cooperativas estão inseridas’’, declara Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

No Rio Grande do Sul, diversas cooperativas já desenvolveram inúmeras ações nesse sentido durante o ano todo em diversos municípios: campanha de doação de sangue e momentos de integração em escolas, asilos, creches; campanha de arrecadação de donativos; coleta de resíduos eletrônicos e limpeza de margens de rios; arrecadação de alimentos; serviços de saúde como medição de glicemia e verificação de pressão arterial, dentre outras.

Números – Em 2018, no Brasil, participaram do Dia C 1.706 cooperativas, com o apoio de quase 120 mil voluntários, para beneficiar mais de 2,2 milhões de pessoas. No RS, 307 cooperativas, juntamente com mais de 9 mil voluntários, beneficiaram 250 mil pessoas com iniciativas que melhoram a qualidade de vida, a saúde, a educação e o meio ambiente. Todas essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

 

 

 

Atrações:

Aula de ritmos

Orquestra Jovem do Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE)

Apresentação dos cães da Brigada Militar

Passeios curtos com os cavalos da Brigada Militar

 

Shows:

Cristiano Quevedo

The Criminals

Rafael Malenotti

Banda Comunitária da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Gabriel Farias

MC Jean Paul

Serviços gratuitos:

Ervateira Ximango – Chimarródromo – Fornecimento de erva-mate e água quente e preparo de chimarrão.

Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efasserra) e Cooperativa Educredi – Distribuição de mudas de plantas aromáticas, ervas medicinais e sal temperado, orientações sobre compostagem em pequenos espaços e jogos sobre meio ambiente.

Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) – Corte de cabelo e barba, brincadeiras infantis e educação financeira.

Unimed POA e Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS (Unimed Federação/RS, Uniair, Unicoopmed, Instituto Unimed/RS e Central de Serviços-RS) – Caminhada orientada, brincadeiras lúdicas, massagem relaxante, orientações sobre mudança de hábitos e alimentação saudável. Campanha Eu Ajudo na Lata: coleta de lacres de latinhas de alumínio.

Unicred – Campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos

Fetrabalho/RS e Embelleze – Cortes de cabelo feminino e masculino e esmaltação de unhas

Uniodonto POA – Orientações sobre saúde bucal. Consultório móvel para realização do exame de prevenção de câncer bucal.

Cooperativa dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Coeducars) Brechó Solidário: Distribuição de roupas para a comunidade carente, mediante a arrecadação de tampinhas PET para o Instituto do Câncer Infantil.

Serviço Social do Comércio do RS (SESC) – Oficinas sustentáveis (confecção de marcador de página, mantas para doação a entidades carentes) e orientações sobre alimentação.

Sicredi União Metropolitana e Sicredi Mil – Atividades de educação no trânsito e financeira para crianças.

Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) – Projeto “Ler ou não ler, eis a questão”: distribuição de livros, revistas e gibis.

Aurora Alimentos – Projeto Eco Cooperação: atividade lúdicas para crianças sobre o tema responsabilidade socioambiental. Recolhimento de caixas de leite para o Projeto Brasil Sem Frestas;

Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa) – Orientações sobre reciclagem e oficina de customização de ecobags.

Departamento de Cooperativismo (DCOOP) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) – Orientações sobre Cooperativismo; orientações da Emater sobre hortas urbanas e distribuição de sementes.