Ir para o conteúdo principal

Intercooperação marca o Dia C em Rio Pardo

A intercooperação, um dos princípios cooperativistas, impulsiona a parceria entre cooperativas e entidades na realização do Dia de Cooperar (Dia C), movimento nacional de estímulo a iniciativas voluntárias, que objetiva mobilizar as pessoas com o propósito de um mundo melhor. Neste ano, a celebração da iniciativa acontece no próximo sábado, 6 de julho, em Rio Pardo, mesmo dia em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. Para marcar a data, das 14 às 18 horas, na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, diversas ações serão realizadas junto à comunidade.

O evento é uma realização das Cooperativas Sicredi Vale do Rio Pardo, Cotribá, Cotriel, Coparroz, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Coagrisol, Cocamarp, Prefeitura, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS), Serviço Social do Comércio (Sesc), Emater, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, agroindústrias, grupos de artesãos e cooperativas escolares da região. Entre as ações programadas estão atividades físicas, coleta de alimentos e roupas para doação, campanha para coleta de tampinhas pet e lacre de alumínio, ações de prevenção à saúde, de conscientização para a separação de resíduos e de orientação a empreendedores.

Na programação, organizada em conjunto pelas cooperativas, ainda está uma palestra sobre inclusão no mercado de trabalho, ministrada pelo Senac-RS, no Salão Paroquial, a partir das 14h30. Durante toda a tarde acontece uma mateada, com a Erva Mate Elacy, bem como ato de descerramento de uma placa alusiva à força do cooperativismo, às 15 horas, e show com o grupo Fandangaço, às 16 horas. No local haverá venda de produtos das agroindústrias familiares, de artesanato e de produtores rurais. Além disso, brinquedos vão garantir a diversão das crianças.

Comemoração – A Sicredi Vale do Rio Pardo completa seus 100 anos no dia 21 de setembro. O Dia C e o Dia Internacional do Cooperativismo marcam o início das comemorações do centenário da instituição. Conforme o coordenador de Programas Sociais da Cooperativa, Marco Antonio da Rocha, o Dia de Cooperar concentra pequenas atitudes que são extremamente válidas para os propósitos de um mundo melhor por meio do cooperativismo. “Teremos uma tarde especial. Todos são nossos convidados”, frisa Rocha.

O que: Dia de Cooperar (Dia C)

Quando: Sábado, 6 de julho de 2019, das 14 às 18 horas

Onde: Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pardo

Fonte: Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo RS