Ir para o conteúdo principal

Cotrisoja realiza encontro de jovens

A Cotrisoja realizou na última quinta feira (25), seu 1º encontro de jovens, que trouxe neste ano o tema Geração Agro: O futuro está no campo. O projeto tem por objetivo incentivar a participação dos jovens na cooperativa e dar espaço para que estes apresentem sugestões e novas ideias que possam engrandecer o dia a dia da cooperativa. A Cotrisoja entende que precisa estar atualizada, e seguir as novas tendências, estando preparada não apenas para a realidade dos seus associados mais velhos. E que maneira poderia ser melhor para adequar-se a realidade dos jovens do que também ouvi-lo. O 1º encontro de jovens Cotrisoja apresentou diversos painéis com palestras, cases de sucesso, trocas de experiências, mas mais do que isso, foi a oportunidade para a formação do Comitê dos Jovens Cotrisoja.

O Comitê conta com a representação de jovens de todos os municípios onde a Cotrisoja está presente com suas unidades. A partir dele, o jovem poderá estar mais presente dentro da cooperativa, e também passa a estar representado por uma liderança específica. É incontestável a importância da presença dos jovens nas propriedades rurais. Depende deles a continuidade das atividades no campo.

As últimas gerações já nasceram num mundo digital, o que lhes proporcionou algumas vantagens e facilidade de adaptação ao mundo extremamente tecnológico que vem se estruturando atualmente. Neste sentindo a Cotrisoja quer incentivar a permanência dos jovens nas atividades rurais, oferecendo-lhes conteúdos que poderão ser aplicados no dia a dia no campo, mostrando-lhes que a cooperativa também estará presente para apoiá-los nos momentos de dúvidas, e destacando a importância deste como o futuro do agronegócio.

O evento reuniu mais de 200 jovens associados e filhos de associados da cooperativa, e recebeu diversos palestrantes. A manhã iniciou com a palestra do Presidente da Coprel e da Infracoop, Janio Vital Stefanello, que motivou os jovens a permanecerem no campo. A segunda palestrante foi Luisa Comin, que apresentou um pouco de sua história no agronegócio. Dois jovens do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo também falaram sobre suas atividades no projeto. E as atividades na parte da manhã encerraram com a formação do Comitê Jovem.

Na parte da tarde, juntaram-se aos jovens, associados e representantes de entidades parceiras, que no Centro de Eventos de Tapera, para assistir a palestra de Martha Gabriel, sobre Transformações Digitais. Martha destacou a importância de manter-se atualizado para prosperar no mercado atual. Como último momento do evento foi realizado o sorteio de 4 celulares para os inscritos do encontro de jovens. O evento contou com o apoio do Sescoop/RS.