Ir para o conteúdo principal

Formandos do Curso Superior de Gestão de Cooperativas recebem diploma da Escoop

No dia 17 de agosto, último sábado, no auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), aconteceu a formatura da turma do ano de 2017 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Reconhecida como a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada à pesquisa, ensino e extensão em Cooperativismo, a Escoop formou 15 alunos.

O coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, José Máximo Daronco, realizou a abertura da cerimônia. Após os presentes ouvirem a execução do hino nacional, o secretário acadêmico da Escoop, Jaime Coutinho, realizou a leitura da ata de conclusão do curso.

Após o juramento dos formandos, representados pelo juramentista Allan Coelho, aconteceu a chamada nominal dos alunos para receber a outorga de grau do diretor. Em seguida, o patrono da turma, professor Ernesto Krug, saudou e parabenizou todos os envolvidos na realização da formatura.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou e parabenizou os formandos e principalmente, aos familiares por terem indicado o melhor caminho, o do cooperativismo. “Hoje, 15 jovens se formam na faculdade que ensina e vivencia o melhor modelo de negócio de todos os tempos. O cooperativismo cresce a cada dia e, a partir de hoje, o papel de vocês é aplicar e disseminar seus princípios. Só assim poderemos tornar o mundo um lugar melhor para viver. Muito sucesso a todos”!

Após, o paraninfo da turma, Gerônimo Grando, falou do orgulho de ser paraninfo, e de como a turma contribuiu a cada dia para que ele visse sentido em sua profissão. “Há alguns semestres vocês idealizaram um sonho. Vocês estão aptos a fazer a diferença no cooperativismo gaúcho e brasileiro. Vocês calcularão e escreverão o futuro do cooperativismo. Vocês fazem parte de uma parcela de 18% de jovens com ensino superior no Brasil. Isso lhes confere um diferencial competitivo, mas mais do que isso, um diferencial de responsabilidades. A partir de hoje, vocês são os protagonistas, estão prontos para fazer história”.

Os oradores da turma, Marcelo Gottems Lima e Damiane Estamado Miranda, realizaram seu pronunciamento em nome da turma. Eles lembraram de momentos marcantes do curso, dos desafios e conquistas e agradeceram aos familiares pelo apoio e compreensão pelas ausências, à diretoria do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, aos funcionários, professores e diretor da Faculdade que possibilitaram a realização do sonho da formatura no curso de graduação da Escoop.

Em seguida, os alunos prestaram suas homenagens ao coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, José Máximo Daronco, ao patrono, Ernesto Krug, ao paraninfo, Gerônimo Grando, aos professores homenageados, Rosane Zimmer e Jorge Marcelo, ao coordenador de graduação, Carlos Alberto de Oliveira, ao presidente Vergilio Perius e ao funcionário homenageado, Eli de Oliveira. E também aos familiares.

Após a mensagem em vídeo do diretor da Escoop aos formandos, Mário De Conto, o coordenador José Máximo Daronco parabenizou a todos e realizou o encerramento da cerimônia. “Honra-me presidir essa cerimônia que coroa os esforços de todos vocês e de todos que trabalham diariamente para que a Escoop alcance seu propósito. Esperamos que vocês levem as cooperativas a um desenvolvimento sustentável. Precisamos preparar uma nova realidade, expandir os horizontes, gerar resultados. Sigam seus propósitos. O cooperativismo conta com vocês”.