Ir para o conteúdo principal

Fepam autoriza instalação de nova subestação com 20 MVA de potência

A Ceriluz Distribuição, Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda., obteve no dia 13 de agosto a Licença Prévia e de Instalação Unificada (LPI) número 115/2019, para a Subestação de Energia Elétrica – SE Ceriluz 03, a ser instalada no município de Ijuí, com validade até 13 de agosto de 2024. Considerando a emissão dessa licença, a previsão da Cooperativa é iniciar as obras de construção dessa subestação num prazo de trinta dias. Essa nova subestação será instalada no município de Ijuí, anexa à Casa de Máquinas da Pequena Central Hidrelétrica Sede II Centenária, empreendimento que já está em construção na região da Linha 04 Leste.

A subestação terá uma capacidade instalada de 20/25 Megavolt-ampere (MVA) e servirá, inicialmente, para dar vazão à geração de energia daquela usina, com capacidade instalada de 07 Megawatts (MW). Contudo a SE Ceriluz 03 será conectada à subestação SE Ijuí 02, da Eletrosul, e interligada à subestação SE Ceriluz 01 – Reinoldo Luiz Kommers, garantindo qualidade no abastecimento de energia da Cooperativa.

Como o nome já diz, a SE Ceriluz 03 será a terceira subestação rebaixadora da Cooperativa. Somam-se a ela as subestações SE Ceriluz 01 – Reinholdo Luiz Kommers, localizada na comunidade de Chorão, em Ijuí, com 22,5 Megavolt-ampere (MVA) instalados, e a SE Ceriluz 02 – Aparício Piccinin, localizada na comunidade de São Jacó, em Santo Augusto, com capacidade de 15 MVA.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ceriluz