Ir para o conteúdo principal

Escoop Infra realiza módulo preparatório para missão ao Vale do Silício

Foi realizado no dia 3 de setembro, na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, em Porto Alegre, o módulo preparatório para a missão do ramo Infraestrutura para o Vale do Silício e Texas, que acontecerá entre 21 e 25 de outubro de 2019. O módulo foi a primeira etapa da Missão, que após a viagem aos Estados Unidos terá ainda um Seminário de Avaliação. O objetivo geral é promover o estímulo ao processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul e o módulo preparatório serviu para uma sensibilização dos agentes do cooperativismo sobre o ecossistema de inovação. O encontro foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e pelo diretor-geral da Escoop, Mário De Conto. Participaram ainda o conselheiro administrativo do Sescoop/RS, José Zordan, o diretor da Ocergs, Iloir de Pauli e demais colaboradores de cooperativas que integrarão a missão. O diretor-geral da Escoop, Mário de Conto, frisou a importância desta atualização que as cooperativas estão buscando ao realizar a Missão, com destaque para as mudanças comportamentais e tecnológicas que estão impactando as cooperativas. “A ideia é voltar dessa missão com atitudes práticas para implementar aqui, em nossas cooperativas”, observa De Conto.

O coordenador da graduação e professor na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Carlos Alberto Oliveira, abordou a inovação no universo das cooperativas. Os participantes também tiveram uma conferência via Skype com o Head de Inovação da StartSe, Cristiano Kruel, e uma conversa sobre detalhes da viagem com o representante da Mercatur, Tiago Bristot.

O conselheiro administrativo do Sescoop/RS, José Zordan, salientou a oportunidade de crescimento das cooperativas e a busca de novas soluções, bem como o empoderamento do associado. “Traremos muitas coisas para aplicar nas nossas cooperativas, também com redução de custos. O grupo indo junto vai continuar pensando nas oportunidades junto. Já passamos por muitos desafios, muitas mudanças políticas econômicas, e as cooperativas seguem dando retorno ao associado”, observou Zordan.

As missões para o Vale do Silício

Dentro de uma visão de proporcionar novos modelos de qualificação e atender particularidades dos segmentos do cooperativismo, a Escoop passou a oferecer soluções customizadas, unindo formação cooperativista e educação corporativa para associados, gestores e lideranças de ramos específicos. Assim, estão estruturados na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop:  Escoop Saúde,  Escoop Agro, Escoop Cred e Escoop Infra.  Consciente do seu papel de contribuir com a sustentabilidade das cooperativas e alinhada a sua visão de ser referência no ensino e pesquisa voltada ao cooperativismo, estruturou a abordagem de inovação, em 2019, para quatro ramos do cooperativismo: Saúde, Agropecuário, Crédito e Infraestrutura, com Missões para o Vale do Silício e, para o último ramo, também para o Texas.