Ir para o conteúdo principal

Sicredi Sul Minas inicia a implantação de sua primeira Cooperativa Escolar

 

Com o compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas e desenvolver as comunidades onde atua, o Sicredi iniciou a implantação da primeira Cooperativa Escolar em sua área de atuação. O desenvolvimento deste projeto está acontecendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Abril de Erebango através do Programa A União Faz a Vida para alunos do 5º ao 9º ano. “Esta é mais uma iniciativa que demonstra a forma moderna e sustentável de difundir o cooperativismo” afirma o presidente da Sicredi Sul Minas Euzébio José Rodigheiro.

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, onde os próprios alunos são os responsáveis de fundar, administrar e desenvolver sua cooperativa, oportunizando aos alunos participantes o desenvolvimento da liderança, gestão, empreendedorismo e, principalmente, os princípios do cooperativismo. “Estamos felizes com a oportunidade, estamos superando dificuldades como a de falar em público e ainda adquirindo conhecimento que nos darão novas possibilidades para um futuro melhor”, comentam os alunos Elieser e Viviane do 8º ano.

O projeto iniciou em agosto e está estruturado em seis etapas e já foram realizadas formações sobre conceitos e os sete princípios do cooperativismo, para a equipe gestora e um encontro que contou com a presença de alunos, pais, professores e diretoria do Sicredi, no qual aconteceu a constituição oficial da Unidos na Cooperativa Escolar Sementes do Sul Jovens (Unicoopers)  semeando um futuro melhor através do cooperativismo. “Neste início de caminhada já se torna perceptível no grupo de estudantes envolvidos as transformações e princípios que fundamentam este maravilhoso projeto, tirando do papel e vivenciando os conhecimentos entre teoria e prática. E principalmente fazendo da escola um lugar que desperta a busca da realização de sonhos” completa a professora, Simone Scartazzini.

No mês de outubro acontece mais uma etapa da formação para os alunos, com foco definição dos cargos. Até o final deste ano está prevista a 1ª Assembleia Geral para constituição oficial da cooperativa, que será inclusive registrada na Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs).

“Ter a Escola Municipal de Ensino Fundamental 11 de Abril sendo pioneira na implantação das Cooperativas Escolares em parceria com o Sicredi, nos faz orgulhosos de poder demostrar aos nossos alunos a importância da cooperação e as possibilidades que a mesma pode trazer às suas vidas. Podemos citar como exemplo: o diálogo, o respeito, a união e principalmente a organização. Ter uma Cooperativa Escolar na Unidade de Ensino é propiciar aos alunos novas experiências e novas formas de ensino-aprendizagem”, finaliza o Secretário de Educação de Erebango, Rudinei Tomassini.