Ir para o conteúdo principal

Delegação da Argentina realiza intercâmbio com cooperativismo brasileiro

Identificar boas práticas no cooperativismo de crédito brasileiro que possam servir de referência para a construção de um projeto de lei que estimule o cooperativismo de crédito na Argentina. É com essa proposta que um grupo de seis pessoas, coordenado pela Confederação Intercooperativa Argentina (Coniagro), visitou na manhã dessa quarta-feira (11/09) a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop.

A delegação argentina assistiu à palestra do diretor geral da Escoop, Mário De Conto, apresentou a Escoop, seus objetivos e seu novo contexto, os cursos de graduação e pós-graduação disponíveis, sua importância e como ela se insere dentro do Planejamento Estratégico do Sescoop/RS e da Escoop. “Antes, nosso foco era formar pessoas e, atualmente, além disso, o foco é aproximar as cooperativas da inovação”, destacou.

Na sequência, o grupo prestigiou a palestra “Expressão do Cooperativismo Gaúcho”, ministrada pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que falou sobre o crescimento do cooperativismo no Estado. “São 2,9 milhões de associados e 63,8 mil empregos diretos gerados no Estado. As cooperativas gaúchas apresentaram crescimento de 12,13% em 2018 e registraram faturamento de R$ 48,2 bilhões”.

A viagem de intercâmbio da delegação também contou com reuniões com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Banco Central, Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito (FGCoop) e Confederação Nacional Sicoob nos dias 9 e 10 de setembro.