Ir para o conteúdo principal

Inscrições abertas para o Guia Exame de Diversidade

Guia EXAME de Diversidade é uma publicação pioneira no Brasil, fruto de uma parceria entre EXAME Instituto Ethos. O objetivo é avaliar, por meio de uma pesquisa online, e reconhecer publicamente as melhores práticas de diversidade e inclusão das empresas nos mais diversos setores no Brasil.

As inscrições para a segunda edição do Guia são gratuitas e estão abertas até o dia 7 de outubro de 2019. Para participar, é preciso preencher o questionário do Guia EXAME de Diversidade, que pode ser acessado por meio deste link. Basta seguir as instruções descritas abaixo, no tópico Inscrições e Cronograma.

As empresas participantes serão reconhecidas por sua atuação em prol da equidade de gênero e racial, da inclusão da pessoa com deficiência e da promoção dos direitos LGBTI+.

Além do reconhecimento, a participação também funciona como uma ferramenta de diagnóstico. Todas as participantes que preencherem todo o questionário terão acesso gratuito a um relatório de desempenho, em que poderá comparar o próprio status com a média das participantes nos diversos aspectos do questionário.

A reportagem com o resultado da primeira edição, publicada em março, pode ser lida aqui. A lista das premiadas e as imagens do evento de premiação estão aqui.

METODOLOGIA

O questionário de avaliação do Guia avaliará a promoção da diversidade e inclusão nas empresas, considerando quatro níveis de adesão:

  1. Cumprimento ou tratativa inicial;
  2. Iniciativas e práticas;
  3. Políticas, procedimentos e sistemas de gestão;
  4. Eficiência.

São ao todo 11 itens de avaliação: estratégias para a promoção da diversidade e inclusão, diversidade e governança, cultura organizacional, acessibilidade, gestão da inclusão na cadeia de suprimentos, relacionamento com clientes ou consumidores, programa de diversidade, inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero, promoção da equidade racial e promoção dos direitos LGBTI+.

A partir da análise do desempenho geral, setorial e por aspecto de diversidade, a companhia participante poderá ser reconhecida publicamente entre as melhores em seu setor ou por sua atuação em prol da equidade de gênero, da equidade racial, da inclusão da pessoa com deficiência, e da promoção dos direitos LGBTI+.

Além disso, como novidade para esta edição, estará o reconhecimento das empresas pela evolução no desempenho em diversidade e inclusão. Entre as melhores será escolhida a empresa vencedora do Guia Exame Diversidade, maior destaque da publicação.

INSCRIÇÃO E CRONOGRAMA

O processo tem a previsão de divulgação do reconhecimento em março de 2020. Para participar da pesquisa é preciso seguir as seguintes etapas.

Para participar do processo de avaliação, a empresa terá de responder o questionário pela plataforma on-line dos Indicadores Ethos e submeter a planilha com os dados de perfil de diversidade de seus quadros. As instruções de acesso são:

  1. Conheça a política de uso dos Indicadores Ethos (aqui), que pressupõe que o usuário responsável pelo preenchimento tem autorização expressa de sua empresa para responder o questionário do Guia Exame Diversidade.
  2. Acesse o site dos Indicadores Ethos;
  3. Ingresse usando seu login e sua senha. Novos usuários devem cadastrar-se na plataforma. O login será o e-mail informado e a senha deverá ser criada pelo próprio usuário. Importante: o sistema irá enviar um link para a ativação do seu cadastro. Caso demore a receber a mensagem, verifique sua caixa de spam;
  4. Cadastre sua empresa no sistema ou recupere o cadastro já efetuado. O cadastro da empresa é identificado sempre por seu CNPJ. A alteração dos dados do responsável pela empresa no sistema é realizada por procedimento específico indicado no próprio sistema;
  5. Acesse a opção “Autodiagnóstico” e selecione o questionário Guia EXAME de Diversidade em “Guias Temáticos”;
  6. Após a seleção do questionário Guia EXAME de Diversidade, aperte o botão “responder questionário qualitativo” e inicie o preenchimento. As respostas são salvas automaticamente pelo sistema.
  7. O preenchimento dos dados quantitativos pode ser feito a qualquer tempo pela opção “responder questionário quantitativo”. Ao fazê-lo, baixe a planilha, responda os dados disponíveis, salve as respostas e faça o upload do arquivo. No caso de dados quantitativos não disponíveis, deixe os campos de resposta vazios. O preenchimento dos dados quantitativos deve ser realizado até 06 de outubro;
  8. O relatório de diagnóstico individual estará disponível assim que as respostas forem liberadas, em formato on-line ou em pdf. Como trata-se do resultado de auto avaliação que será posteriormente apurada, pedimos às empresas que mantenham sigilo sobre seu desempenho e as demais informações obtidas por meio do relatório de diagnóstico.

 

Mais informações: diversidade@abril.com.br