Ir para o conteúdo principal

Languiru fala sobre liderança no encontro do Programa de Sucessão Familiar

As qualidades de caráter que permitem a alguém inspirar e influenciar um grupo de pessoas com sucesso resume o tema abordado no dia 12 de setembro, quando o Programa de Sucessão Familiar Languiru realizou novo encontro na Associação dos Funcionários da Languiru.

O professor Martin Schultz especificou as competências que tornam um indivíduo uma referência à frente de um grupo. Mencionou que um líder bem-sucedido atua e reage de forma honesta, apresenta uma visão clara de onde e como deseja chegar a um objetivo, organiza a comunicação sempre pensando se os outros compreenderam a sua posição, cria uma atmosfera que encoraja os outros a crescer e prosperar mesmo que já tenha uma opinião formada. Além disso, planeja momentos para conversar com as pessoas do grupo em que está inserido, com o intuito de aprender algo mais sobre seus desafios e vidas profissionais. “Liderança é interferir seriamente na vida das outras pessoas”, resumiu.

Schultz destacou que o líder desperta habilidades nas pessoas por meio do exemplo, comprovando assim a sua autoridade. Observou que o líder não impõe, mas sim, desperta nos outros a vontade de fazer. “É um cara que consegue te levar para um lugar que você não alcança sozinho”, definiu. Nesse sentido, o professor procurou discutir a convivência familiar em uma propriedade rural, instigando os jovens a tomar atitudes diferentes para melhorar a relação com os pais. “Liderança é um ritual que até pode ser exercido durante as refeições”, sugeriu.

Ele explicou que a cultura empresarial consiste numa configuração mental, na qual um grupo de indivíduos busca suprir os interesses individuais por meio do esforço coletivo. Aconselhou os jovens, assim como numa empresa, a conhecer a fundo os produtos, processos e mercados da propriedade rural. Questionou se os jovens estão preparados para suceder ou se não querem ser sucessores, instigando-os a aprender outras formas de gestão, de planejamento e de controle. “Competência é a soma de conhecimento, habilidade e atitude”, frisou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru