Ir para o conteúdo principal

Assembleia Legislativa presta homenagem à Creral

O parlamento gaúcho, por meio de grande expediente proposto pelo deputado Paparico Bacchi, homenageou a Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral). Em seu pronunciamento o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, destacou o histórico da instituição cooperativa e anunciou a criação de um projeto de lei que propõe o incremento da política estadual de apoio ao cooperativismo. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e o superintendente da Fecoergs, José Zordan, prestigiaram a solenidade.

A Creral atua nos ramos de energia e telecomunicações e completou 50 anos no mês de julho. No grande expediente os parlamentares reconheceram o pioneirismo e importância da cooperativa no desenvolvimento social e econômico de uma grande região.

“Em tempos difíceis para o nosso Estado e para o Brasil, entendo que o parlamento gaúcho tem o dever de enaltecer os bons exemplos de gestão e desenvolvimento, especialmente este modelo de sistema cooperativo adotado pela Creral. A capacidade de organização no campo transformou a vida de inúmeras famílias na região norte do Rio Grande do Sul e levou esperança para homens, mulheres e crianças que viviam na escuridão de propriedades rurais distantes dos centros urbanos”, ressaltou o deputado proponente da homenagem e orador.

Sobre a Creral

A Creral foi fundada em 23 de julho de 1969 a partir da união de 396 pequenos agricultores e mobilização de prefeitos de 21 municípios das regiões do Alto Uruguai, Produção e Nordeste do Rio Grande do Sul.

“Naquele tempo, senhor presidente, quando a noite chegava as famílias acendiam lampiões alimentados com querosene, banha de porco, ou usavam velas para iluminar o ambiente familiar e proteger os filhos na escuridão das longas noites. A luz elétrica representava apenas o sonho de conforto que alimentava a imaginação dos colonizadores de mãos e braços calejados pelo trabalho árduo, que aravam a terra com juntas de boi para tirar o próprio sustento. Passados 50 anos, podemos afirmar que a Creral representa a concretização dos ideais de desenvolvimento, pois a eletrificação rural gerou novas oportunidades no interior ao ser usada como ferramenta de produção”.

Após meio século de história a Creral consolida-se como uma das cooperativas de infraestrutura mais importantes do Brasil, pois ampliou a oferta de serviços. Além da distribuição de energia em 37 municípios do Norte gaúcho, a Creral investe na construção de usinas elétricas e termoelétricas. Também oferece internet urbana e rural para 17 mil clientes espalhados em 17 municípios e gera 150 empregos diretos, responsáveis pela construção de 1.860 quilômetros de redes elétricas e instalação de 2.435 transformadores.

O próximo desafio, segundo o presidente Alderi do Prado, é atuar na geração e distribuição de energia fotovoltaica.

Sobre a homenagem

O presidente Alderi do Prado salientou que a homenagem enaltece o trabalho que a cooperativa realiza em todo Estado. “Trabalhamos com muita seriedade e determinação para melhorar, qualificar e modernizar o serviço prestado pela cooperativa ao longo dos anos. Estamos muito felizes por este momento histórico proporcionado pelo deputado Paparico Bacchi, que reconheceu no Parlamento Gaúcho a importância e forte participação do cooperativismo no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, com ênfase no setor de eletrificação rural”, ressaltou Prado.

No ato, parlamentares de diversas bancadas reconhecerem o trabalho prestado pela Creral como referência no Estado. O legislativo do município de Erechim foi representado pelo vice-presidente da Câmara de Vereadores, Mario Rossi, que destacou a contribuição no desenvolvimento social, cultural e econômico proporcionado pela cooperativa.

Cooperativas de infraestrutura podem receber incentivos

Para marcar o grande expediente em homenagem à Creral, o deputado Paparico Bacchi anunciou o projeto de lei de sua autoria, que altera a lei estadual do cooperativismo. A proposição acrescenta o objetivo de promover a ampliação dos serviços de energia elétrica e internet aos pequenos municípios do Estado, através da atuação de cooperativas de infraestrutura, que desenvolvem suas atividades nos setores de energia elétrica e de telecomunicações.

“O exemplo da Creral motivou minha reflexão sobre a importância e demandas do sistema cooperativo. No passado a eletrificação rural transformou vidas e o cenário do campo. Porém, em pleno século 21, muitas comunidades carecem deste serviço e as gerações mais novas sonham com a internet. Entendo que o parlamento gaúcho tem a obrigação de defender esta causa. Importante ressaltar todos aqueles que moram e trabalham no meio rural, merecem maior atenção do poder público, que deve, inclusive por obrigação constitucional, criar as condições necessárias para que essas pessoas possam viver com dignidade, produzir e se conectar com o mundo”, destaca Paparico Bacchi na justificativa do projeto de lei.

Diversos deputados usaram os espaços de liderança para registrar apartes ao pronunciamento do deputado Paparico Bacchi, entre eles o deputado Elton Weber, presidente da Frencoop/RS. A solenidade também foi acompanhada pelo ex-ministro dos Transportes Odacir Klein, um dos fundadores da Creral, e pelo secretário-adjunto da Casa Civil, Bruno de Freitas, além de lideranças políticas e representes de entidades de agricultores da região do Alto Uruguai.

Presenças

Além da direção executiva, conselheiros e associados da Creral, diversos prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes de entidades e instituições de diversos segmentos, também marcaram presença. Entre as participações destacam-se a do prefeito de Sananduva, Leomar Foscarini; de José Osvaldo Leite Camargo, secretário municipal de Planejamento de Erechim; de Orlei Giaretta, prefeito de Floriano Peixoto e de Juliano Zuanazzi, prefeito de Marcelino Ramos.

Com informações e fotos da assessoria de comunicação da ALRS