Ir para o conteúdo principal

Coagrisol celebrou 50 anos em grande festa

Em um grande evento que contou com a participação de sócios fundadores e todo o público de relacionamento da cooperativa, a Coagrisol celebrou, no dia 26 de setembro, no CTG Marciano Brum, em Soledade, seus 50 anos. Recepcionados pelos colaboradores e pelo presidente José Luiz Leite dos Santos, autoridades, cooperativas coirmãs, federações e parlamentares somaram-se aos associados dos 25 municípios de atuação da cooperativa em um jantar comemorativo que reuniu cerca de mil pessoas.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS saudou os colaboradores, conselheiros, dirigentes e associados da Coagrisol e ressaltou a história de sucesso dos precursores do cooperativismo na região de Soledade. Perius fez uma referência especial aos colaboradores da cooperativa e destacou o futuro de sucesso que vem sendo planejado pela cooperativa.

O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, ressaltou o orgulho da federação em ter a Coagrisol como uma de suas associadas e a importância do gesto de solidariedade e união que, em 1969, originou a Coagrisol. Pires destacou ainda o futuro de uma cooperativa muito atuante e importante para o cooperativismo do Rio Grande do Sul.

O presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos agradeceu a presença de todos e frisou a importância dos fundadores desta sólida cooperativa, quando em um momento emocionante convidou-os para subir ao palco.

“É preciso valorizar o passado, o presente e o futuro da cooperativa, temos que lembrar dos 135 agricultores que, em setembro de 1969, criaram a nossa Coagrisol. Também dos milhares de homens e mulheres que ao longo dessas cinco décadas se irmanaram e mantiveram a cooperativa em rota ascendente de crescimento”,

concluiu.

Livro comemorativo aos 50 anos

O presidente da Coagrisol, juntamente com o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, recepcionaram o autor do livro comemorativo aos 50 anos da cooperativa, professor e historiador Paulo Diógenes Quevedo Borges, que discorreu sobre seu processo criativo para a execução da obra, onde ouviu muitos dos sócios fundadores da cooperativa e que foram responsáveis pelo início da Coagrisol. Borges destacou ainda o trabalho dos comunicadores das cooperativas gaúchas, que no dia a dia escrevem a história do setor. O livro, editado pelo Sescoop/RS, será lançado ainda em 2019.

Na abertura do jantar, foi apresentado um filme encenado pelos colaboradores que destacou a fundação da cooperativa, com o papel fundamental de seu maior incentivador, Egydio Pederiva.

A Coagrisol faturou em 2018 1,2 bilhão de reais e está presente em 25 municípios gaúchos com 56 unidades de negócios, divididas em 37 unidades de recebimento, sete supermercados, seis lojas agropecuárias e seis lojas de materiais de construção.