Ir para o conteúdo principal

Arroio do Meio recebe VI Seminário Gaúcho de Transporte Cooperativo

Nos dias 26 e 27 de setembro, ocorreu na cidade de Arroio do Meio/RS o VI Seminário Gaúcho de Transporte Cooperativo, realizado pela Central Rede Transporte com o Apoio do Sescoop/RS.  Com o tema “Futuro, inovação e intercooperação!” o evento visa fortalecer as cooperativas de transporte de cargas e de passageiros. O seminário é promovido pela Rede Transporte e conta com o apoio da Ocergs-Sescoop/RS. O diretor da Ocergs, Irno Pretto, esteve representando a instituição.

Na quinta-feira, foi realizado na sede da cooperativa Vale Log, uma exposição de diversos produtos voltados para o ramo transporte e um jantar para fornecedores e associados. Estiveram presente cerca de 150 pessoas, entre elas associados, clientes, fornecedores e cooperativas do ramo transporte de abrangência estadual e do estado de Santa Catarina. Na sexta-feira, o evento ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio, com público de 85 pessoas, ocorreram durante todo o dia palestras e apresentações de cases de sucesso. Entre os palestrantes estiveram o palestrante José Luiz Tejon, que trouxe o tema “Intercooperação no setor de transporte”, o analista técnico e econômico da OCB, Tiago Barros, com a palestra “Cooperativismo do século 21: Avanços, desafios e perspectivas”, e Diego Alex Gazardo dos Santos, que trouxe o tema inovação. Nos cases de sucesso estiveram presentes os presidentes da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé e da Cooperlate, Leandro Soccol.

Conforme o presidente da Rede Transporte e Cooperativa Vale Log, Adelar Steffer, o seminário promove o debate sobre a inovação, em um cenário de mudanças drásticas no mercado por meio da tecnologia, plataformas e startups. “Aqui, avaliamos o que temos que mudar e pensar o que o futuro prevê para nós deste ramo. Atuamos em cooperativas de transporte de agro, cereais, carne e produtos líquidos, e que trabalham com o Mercosul. Atualmente, há questão da intercooperação, falamos muito sobre isso por isso fomentamos o debate”, comenta.

Segundo Steffer o evento conta com fabricas de veículos, cinco marcas de caminhões pesados e semirreboques, fabricantes de pneus, recapagens e cooperativas do agro e do crédito. “O evento segue com a presença de presidentes de grandes cooperativas irão nos mostrar alguns negócios que fazem a intercooperação. Já temos muitos negócios que em pouco tempo fizemos com a intercooperação. Precisamos avançar mais. Nenhum ramo está crescendo tanto como as cooperativas do transporte”, afirma.

O diretor da Ocergs, Roberto Brezolin destaca o evento como uma oportunidade para divulgar o cooperativismo de transporte. “Apoiamos estes eventos, esse é o momento. O cooperativismo de transporte ainda precisa crescer, diante de outros segmentos, como o agro, o crédito e saúde. Esta é nossa chance de divulgar no estado. Teremos um grande evento. Podemos conhecer nossos parceiros que são nossos fornecedores que estão presentes nesse evento. É uma grande oportunidade para o associado do cooperativismo de transporte”, explica.