Ir para o conteúdo principal

Cooperativa Organic Valley se torna líder mundial em energia renovável

A cooperativa agrícola dos EUA, Organic Valley, concluiu um trabalho em três projetos solares comunitários, o que significa que agora é 100% alimentado por fontes renováveis.

A notícia torna a cooperativa na maior empresa de alimentos do mundo a fornecer toda a sua energia a partir de fontes renováveis ​​- em conformidade com o compromisso assumido pela Organic Valley em 2017 como parte de seus esforços para construir um sistema alimentar sustentável para os EUA.

Os novos projetos solares fazem parte do portfólio de 32 MWdc Butter Solar, possuída e operada pela BluEarth Renewables EUA, que atenderá 23.000 pessoas em 10 comunidades do Centro-Oeste, incluindo seis no portfólio da Organic Valley, com custos reduzidos de energia por mais de 25 anos.

Os locais apresentarão habitats de ovelhas e polinizadores sob os painéis. A Organic Valley trabalhou no projeto com a OneEnergy Renewables e o Grupo de Energia Municipal do Meio-Oeste (Ummeg). No final de 2018, a BluEarth Renewables adquiriu a Butter Solar e iniciou a construção em janeiro de 2019. Em uma postagem no blog em seu site, a Organic Valley disse que havia desafios para sua equipe superar ao atingir a ambiciosa meta de 100%.

“Como eles conseguiriam fazer isso no ‘país viaduto’?”, perguntou. “Como eles se concentrariam nesse projeto na América rural que muitos disseram estar desmoronando? Como eles poderiam alcançar uma meta tão audaciosa em tão pouco tempo?” O gerente de serviços e tecnologia de energia, Stanley Minnick disse: “Eu não sabia exatamente como tudo iria funcionar, mas sabia que se continuássemos avançando – e especialmente se tivéssemos os parceiros certos – poderíamos chegar a 100% de energia renovável”.

A solução veio através da construção de uma comunidade, diz Organic Valley, que também desenvolveu parcerias com a OneEnergy e Ummeg e incorporou organizações como City of Madison, Fresh Energy, National Renewable Energy Lab e o Bee and Butterfly Habitat Fund. “De repente o projeto foi além dos escritórios, armazém e fábricas da Organic Valley. Significou décadas de energia mais barata a partir de fontes renováveis ​​para dezenas de milhares de americanos rurais”, complementa.

Com as tarifas de energia solar entrando em vigor e o governo se preparando para eliminar os créditos tributários, a equipe teve que se apressar para concluir o projeto dentro do prazo, elaborando contratos de compra de energia e créditos de energia renovável. Mas, com as dificuldades financeiras e as fortes inundações na região, concentrando-se nos benefícios da energia limpa e barata, a Organic Valley diz que o projeto recebeu mais apoio local. “Pessoas de diferentes origens se intensificaram. Eles iniciaram projetos próprios, apoiados por um grupo de empresas que pretendem fazer o bem no mundo. E está funcionando”.

“Quando você dirige pela pequena cidade de Viroqua, a apenas 24 km do local da instalação solar, você passa por uma cooperativa de alimentos da National Co-op Grocers com painéis solares no teto, um restaurante que obtém quase todos os seus alimentos de fazendas locais e um mercado de agricultores que extrapola os mercados das grandes cidades fora da água. A América rural tem um futuro brilhante e é alimentada por sonhadores e executores que trabalham juntos em direção a grandes e loucos objetivos”.

Fonte: Mundocoop e The News Coop