Ir para o conteúdo principal

Cooperativas serão reconhecidas por gestão de excelência

Cooperativas de todo o país aguardam, ansiosas, o resultado da 4ª edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A lista das reconhecidas será divulgada hoje, dia 8 de outubro, em Brasília. Ao todo, 272 cooperativas se inscreveram no ciclo 2019/2020 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), implementado pelo Sistema OCB.

A cada edição, o prêmio apresenta novidades. Dentre as deste ano está, por exemplo, a possibilidade de as cooperativas centrais e as federações participarem. Outra inovação foi a reformulação do Diagnóstico de Governança, que ficou mais robusto, moderno e atualizado com as práticas exigidas pelo mercado, mas sem perder a essência cooperativista.

Também houve a segmentação das cooperativas em categorias, uma de cooperativas reguladas pelo Banco Central e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e outra de não reguladas por esses órgãos.

SELEÇÃO

No período de sete meses, as cooperativas inscritas no PDGC foram avaliadas, o que incluiu até visitas, in loco, a 70 delas. Os objetivos foram analisar os procedimentos gerenciais praticados, bem como oferecer um feedback a respeito da gestão atual.

Vale destacar que a comissão julgadora contou com representantes do CNPQ, Banco Central, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Economia, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal de Minas Gerais.

INTERCOOPERAÇÃO

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre a cada dois anos e é o resultado do PDGC. Por meio dele, é possível destacar as boas práticas e promover a troca de iniciativas entre as cooperativas reconhecidas, no Workshop de Boas Práticas em Governança e Gestão, realizado no ano seguinte ao da premiação. Além disso, as boas práticas passam a compor um compêndio referente a cada ciclo do PDGC.

Acompanhe a cobertura completa do Prêmio:

Instagram
Twitter

Fonte: Sistema OCB