Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS realiza a triagem das músicas do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) realizou hoje (10/10), a triagem das 20 obras que serão selecionadas para a etapa final do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, evento integrante do Programa de Educação e Cultura Cooperativista, e que será realizado no dia 23 de novembro de 2019, no Parque da Fenachim, em Venâncio Aires. As 20 músicas selecionadas pelo júri, composto pelos músicos Luciano Camargo, Robledo Martins, Fátima Gimenez, Érlon Péricles e Raul Amaral, serão divulgadas no próximo dia 21 de outubro.

Seleção e triagem das obras

O trabalho realizado hoje pelos jurados faz parte da segunda etapa de seleção das obras, conforme descrito no regulamento. Na primeira, elas foram submetidas à triagem das letras por parte de uma Comissão Técnica, composta por três pessoas nomeadas pelo Sescoop/RS, através de Portaria. Nessa etapa, a Comissão avaliou se as letras das músicas apresentadas atendiam ao tema proposto no Art. 3° do regulamento: Sescoop/RS – “Cooperativas por um trabalho digno”.

No trabalho realizado hoje, as letras classificadas na primeira triagem foram avaliadas por profissionais ligados, direta ou indiretamente, ao meio artístico e cooperativo. Nessa etapa, as obras foram avaliadas na proporção de 50% letra e 50% melodia. Segundo o regulamento, ao menos uma das 20 obras selecionadas para a etapa classificatória do 12º Festival deverá ser de autor ou autores associado (s) numa cooperativa, ou empregado (s) de cooperativa, estabelecida na cidade de Venâncio Aires, sede do evento, objetivando assim o estímulo e a participação daquela comunidade no Programa de Educação e Cultura Cooperativista. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto e o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, além de técnicos da área de Promoção Social, participaram dos trabalhos.