Ir para o conteúdo principal

Epecoop discute a inovação no ambiente cooperativista

Teve início na tarde de hoje (17/10), na capital gaúcha, o Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop), promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS. O encontro, intitulado “Pessoas Constroem a Inovação”, discutirá durante dois dias as transformações sociais e tecnológicas, seus impactos para as cooperativas e a busca para encontrar caminhos para a construção de soluções inovadoras. Participaram da abertura o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e os diretores da Ocergs, Irno Pretto e Darci Hartmann, representando toda a diretoria da Ocergs e o Conselho do Sescoop/RS, além do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, que representou o governador do Estado, Eduardo Leite.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, em sua fala de abertura, destacou que o modelo de economia cooperativa se distancia do modelo da economia de mercado, pela sua característica de ter a distribuição de riqueza pelo trabalho e não pelo capital. “As cooperativas estão voltadas para o mercado e precisam ser eficientes na produção de bens e na prestação de serviços. Para esse propósito, as cooperativas precisam inovar e compartilhar negócios digitais, desenvolvendo mais modalidades de cooperação”, disse Perius. O presidente acrescentou ainda que a inovação tecnológica deverá estar a serviço do coletivo e não apenas para quem gerou tecnologia, e finalizou dizendo que as ações do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e da Escoop, deverão estar ainda mais próximas das cooperativas, para que essas possam desenvolver-se forte e compartilhadamente.

O secretário da Agricultura, Covatti Filho, ao saudar os cooperativistas, disse estar junto das cooperativas pois elas representam o Rio Grande que dá certo, dizendo serem uma experiência onde os políticos devem buscar sua inspiração. “Nosso papel é não atrapalhar vocês, empreendedores cooperativistas. Temos que, enquanto governantes, buscar uma gestão eficiente, diminuir o tamanho do Estado e trabalhar para a diminuição da carga tributária”, falou. Covatti Filho destacou ainda ações do governo Eduardo Leite no sentido de diminuir a máquina pública sem deixar de prestar eficientes serviços para a população. “Vocês são geradores de empregos e tem quase três milhões de associados. Temos que auxiliá-los e trabalhar para fazermos o ajuste fiscal que o Estado do Rio Grande do Sul necessita”, finalizou.

PROGRAMAÇÃO:

17 de outubro

13h30 – Abertura

14h – Ricardo Amorim – Cenário Político e Econômico

15h30 – Intervalo

16h – Painel “Cooperativas e Inovação: Oportunidades em um mundo em transformação”

20h30 – Jantar de Confraternização

18 de outubro

9h – Painel “O Desenvolvimento de Pessoas e a Inovação”

10h – Intervalo

10h30 – Max Gehringer – Gerenciamento de Mudanças

12h – Encerramento