Ir para o conteúdo principal

Município de Feliz sedia o 7º Fórum Estadual das Cooperativas Escolares

Cerca de mil jovens de mais de 100 cooperativas escolares do Estado e também do Paraná, se reuniram no município de Feliz, nesta quarta-feira, dia 23, no 7º Fórum Estadual das Cooperativas Escolares. Organizado pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis em conjunto com a Central Sicredi Sul e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o Fórum debateu o tema Cooperativo Consciente, falando sobre a responsabilidade ambiental e social nas cooperativas escolares. Todo o evento foi organizado pelos jovens associados das cooperativas da região.

Após a execução do Hino do Cooperativismo, o vice-presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Márcio Port, deu as boas-vindas aos jovens, destacando a origem do cooperativismo e do quanto ele é importante na transformação do mundo em que vivemos. “Se pensarmos em como o cooperativismo é a chave para que possamos transformar o mundo, temos que começar a pensar de forma mais colaborativa e é muito bom ver vocês todos aqui buscando esse protagonismo. Aproveitem a oportunidade de aprendizado que as cooperativas escolares proporcionam”, parabenizou.

A analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Ávila, comentou sobre a origem das cooperativas escolares no RS a partir de uma visita ao município de Sunchales, na Argentina. “Atualmente falamos muito em inovação e ela é extremamente importante, mas não podemos esquecer dos valores que se perpetuam, como o cooperativismo. É muito importante trabalhar com um propósito como esse e, a partir do momento que ele é coletivo, temos como resultado momentos como esse, que demonstram que juntos somos muito mais fortes. Parabéns a todos vocês que estão sendo protagonistas dessa história”, finalizou.

Em seguida, o presidente da Casa Cooperativa, Mário José Konzen, e a vice-presidente da Sicredi Pioneira RS, Heloisa Helena Lopes, trouxeram palavras de incentivo e alguns questionamentos aos jovens. “Qual o significado de cooperar? Quais são as pedras que temos que cruzar nos nossos caminhos? Estamos aqui reunidos hoje para construir juntos o mundo que queremos para o nosso futuro. Vamos refletir e levar pra casa esse desafio junto com nossas famílias e com as comunidades em que as nossas cooperativas estão. O mundo precisa sentir o valor da cooperação e vocês são os agentes dessa transformação. Contamos com vocês!”, incentivaram.

O professor Everaldo Marini, agradeceu a presença de todos e explicou o objetivo do fórum. “O fórum é um espaço político dos ambientes democráticos onde temos a possibilidade de estabelecer o diálogo, trocar experiências e ideias e convidamos vocês todos a sair daqui e disseminar o que aprendemos aqui para nossas cooperativas”, finalizou.

TEDs e TalkShow

A programação do evento seguiu com a apresentação de TEDs – pequenos espaços de fala para compartilhar ideias e experiências – e com um talkshow, em que os representantes das cooperativas escolares Unisanto, Cooasp, Cooperzimmer, Cooecampo, Coop Eecc e Copervino, contaram sobre quais as iniciativas estão promovendo para tornar suas comunidades ecologicamente mais corretas, socialmente mais justas e economicamente mais viáveis. Participou desse momento também, uma das embaixadoras jovens do cooperativismo, Jéssyca Bolzan, contando sua experiência no cooperativismo e incentivando os jovens a participarem cada vez mais desse modelo de negócio. “É muito legal ver todos vocês aqui trocando experiências e aprendendo cada vez mais. A educação é o futuro para tudo. Trago minha história hoje, mas todos nós podemos e somos jovens embaixadores. Vocês são o exemplo hoje. Vamos juntos construir o cooperativismo do futuro com nossas famílias e comunidades”, convidou Jéssyca.

O evento encerrou com os educadores do Projeto Cooperação, em que foram realizadas dinâmicas de conexão interpessoal, com o objetivo de entender na prática o sentido da cooperação. Participaram do evento os conselheiros da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, assessores pedagógicos e de Relacionamento do Sicredi, as equipes do Programa A União Faz a Vida e cooperativas escolares da Central Sicredi Sul, conselheiros da Fecoopes Pioneira e Fecoopes Centro Serra, dirigentes de cooperativas do Sicredi, diretores de escolas, professores orientadores de Cooperativas Escolares e lideranças mirins.

Sobre o Fórum:

O Fórum nasceu em 2011, com a participação de Cooperativas Escolares da região de Nova Petrópolis. Naquela ocasião as atividades aconteceram no Auditório da Escola Bom Pastor com o nome de Cooperativismo Escolar em Colóquio; mas, foi em 2013 que o Fórum foi propriamente concebido inaugurando-se assim a primeira edição do evento.

Em 2017, o Fórum das Cooperativas Escolares foi promovido a nível estadual e desde então, o número de Cooperativas Escolares aumentou exponencialmente no estado, oportunizando a participação de novas Cooperativas Escolares de todo o Rio Grande do Sul que hoje ultrapassa o número de 110.