Ir para o conteúdo principal

Conexão Unimed conecta inovação e saúde

Cooperados, colaboradores, prestadores, fornecedores e clientes da Unimed Vale do Sinos e comunidade em geral participaram do Conexão Unimed, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 23 de outubro, no Ok Center, em Novo Hamburgo. O evento abordou o que está acontecendo de vanguarda na Unimed Vale do Sinos, no Brasil e no mundo, por meio de palestras e cases.

A noite iniciou com mostra de cases da Unimed Vale do Sinos e VS Empreendimentos. O primeiro, apresentado pela Administradora dos Hospitais Dias e Pronto Atendimentos da cooperativa, Joseane Maria Kremer, abordou o Hospital Digital – uma inovação incremental no sistema da cooperativa. No segundo, foi apresentado o aplicativo Tem Hora, novo negócio da VS Empreendimentos. Trata-se de uma inovação radical na área da saúde e visa facilitar o processo de agendamento de consultas, com pagamento online e programa de pontos para médicos e pacientes. Este foi apresentado pelo gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Vale do Sinos, Antônio de Pádua Cunha Filho.

“Medicina do Futuro é agora” foi o tema da primeira palestra, ministrada pelo Dr. Pedro Schestatski. A fusão entre tecnologia e medicina foi o ponto central da sua fala. Dentre suas inúmeras contribuições, reforçou a ideia de que as tecnologias não conseguirão substituir o formato da medicina atual, mas, sim, somarão ao trabalho e ao relacionamento do médico com os seus pacientes.

José Cláudio Terra, segundo palestrante da noite, abordou o tema “Inovação e Empreendedorismo em Saúde”. Cláudio é diretor de inovação e gestão do conhecimento do Hospital Albert Einstein e trouxe cases inspiradores e exemplos de modelos de negócios. Descreveu o impacto que as tecnologias disruptivas têm em um setor tradicionalmente tão conservador e que, na saúde, é preciso aprender e testar as novas tecnologias, entender o que pode e o que não pode engajar o corpo clínico e encarar o desafio de trabalhar com eles.

Dr. Luis Carlos Melo, presidente da Unimed Vale do Sinos, acredita que a cooperativa está no caminho certo, mas é preciso continuar atenta, conectada e atualizada. “Precisamos continuar aprendendo e criando novas oportunidades, ter o pensamento enxuto, pensar, errar e agir rápido”, comenta. “O Conexão Unimed é um evento muito importante para nossa cooperativa e para o Vale do Rio dos Sinos, pois estamos sempre buscando a excelência e a inovação para a região”, completa.

Para o coordenador do setor de Gestão da Inovação da Unimed Vale do Sinos, João Carlos da Rocha Junior, “com certeza o Conexão Unimed será subsídio para muitas das nossas estratégias atuais e futuras. E o melhor, criamos este conhecimento conectados com todos os nossos públicos”. Para ele, o evento foi rico de compartilhamento e conexão. “Foi possível perceber que chegamos em um momento que, obrigatoriamente, precisamos ser mais eficientes, reduzir custos e gerar valor aos pacientes, sem nunca esquecer o nosso lado humano e próximo, pois se não focarmos nisso, os novos modelos de negócios o farão. E a mudança tem ocorrido em um estalar de dedos, por isso precisamos estar atentos aos movimentos de mercado, nos inspirarmos, correr riscos e conectar estas ideias com soluções inovadoras”, comenta.

 

Fonte: Unimed Vale do Sinos