Ir para o conteúdo principal

Programa de Educação e Cultura Cooperativista do Sescoop/RS chega a Venâncio Aires

Venâncio Aires receberá no (9/11), o Programa de Educação e Cultura Cooperativista, promovido pelo Sescoop/RS, com o apoio das cooperativas da região, da Prefeitura Municipal e da Escola do Chimarrão. O Programa tem como objetivo integrar dirigentes, associados, colaboradores, familiares e comunidades em que atuam as cooperativas; divulgar a doutrina cooperativista; promover os princípios e valores do cooperativismo e promover a educação cooperativista por intermédio de espaços culturais, prioritariamente a música.

A programação serve como preparação para a 12ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo que acontece na cidade, no dia 23 de novembro, e trabalhará a educação cooperativista com quatro diferentes grupos: jovens, lideranças, mulheres e crianças, incentivando-os a serem protagonistas no desenvolvimento e na gestão das cooperativas.

Os Encontros com a comunidade acontecerão no Parque da Fenachim, no dia 9 de novembro, a partir das 9h30min. Confira o que está previsto para cada espaço:

Crianças – Pista Lenz – Oficinas do Programa a União Faz a Vida (Sicredi), Oficinas da Coopeva, Uniodonto VTRP e Eco Cooperação (da Fundação Aury Bodanese, mantida pela Aurora Alimentos).

Jovens – Espaço Café Colonial – Apresentação das Cooperativas Escolares, palestra sobre Saúde para os Jovens (Unimed) e Gincana Cultural (Certel, Languiru e Unimed).

Mulheres – Auditório – Palestra Mulher e Cultura, com a declamadora Liliana Cardoso e palestra sobre O Papel da Mulher no Cooperativismo (Ubiracy Barbosa Ávila – Sescoop/RS).

Lideranças (Associados, Colaboradores e Comunidade) – Espaço Morada Velha – Apresentação das potencialidades do cooperativismo gaúcho com o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a experiência em Gestão e Inovação nas Cooperativas Gaúchas, por dirigentes das cooperativas apoiadoras.

Após o encerramento das atividades, os participantes de todos os grupos se reunirão para socialização de ideias debatidas durante a manhã e almoço cooperativo.

O programa será coroado com a realização do 12º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, com etapa eliminatória no dia 22 de novembro, também no Parque da Fenachim. Na oportunidade, das 20 músicas classificadas, serão selecionadas as dez finalistas, que serão apresentadas no dia 23 de novembro a partir das 20 horas. O show de encerramento ficará a cargo de Tchê Garotos.

O Programa de Educação e Cultura Cooperativista e o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo são realizados pelo Sescoop/RS com a participação das cooperativas Cooprova, Coopeva, Uniodonto VTRP, Sicredi Vale do Rio Pardo, Certaja, Languiru, Dália, Certel, Sicoob Valecredi Sul, Unimed VTRP e Arla, com apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e da Escola do Chimarrão.

Para mais informações sobre o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo acesse www.sescooprs.coop.br e https://www.facebook.com/ORioGrandeCantaoCooperativismo/?ref=bookmarks.