Ir para o conteúdo principal

Seminário debate intercooperação, digitalização e inovação no cooperativismo

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, realizou na última sexta-feira (1/11) o Seminário de Intercooperação, Digitalização e Inovação. O objetivo é gerar e transferir transparência sobre como alcançar a transformação digital, tema constantemente debatido na administração moderna.

A abertura do evento contou com a presença do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, diretor-geral da Escoop, Mário de Conto, gerente de Monitoramento do Sescoop/SP, Luis Antonio Schimidt, e da representante da Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV), Tania Czerwinsk.

Intercooperação: inovações e digitalização

As cooperativas do Rio Grande do Sul colocam em prática o princípio da intercooperação, com relações comerciais que fortalecem o desenvolvimento econômico e social do cooperativismo gaúcho. O seminário oportunizou a apresentação de cases de cooperativas em intercooperação de serviços e outras áreas. Além disso, contou com a apresentação de processos de inovações e digitalizações que estão sendo desenvolvidos no dia a dia de cooperativas. Participaram desse painel o superintendente da CCGL, Guillermo Enrique Dawson; a gerente executiva de controladoria e o gerente de TI da Languiru, Carla Gregori e Luiz Henrique Strate, respectivamente; o gerente de TI e o técnico em informática da Coagrisol, Hideraldo Berticelli e Jackson Kaleb Koehler, respectivamente; o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló; o gerente de TI da Santa Clara, Daniel Misturini e o diretor executivo da FecoAgro/RS, Tarcisio Minetto.

Plataforma Reiffeisen Networld

Na sequência, os representantes da DGRV, Alois Splonskowsi e Andreas Bauer apresentaram o conceito e as necessidades para digitalização, falando sobre o histórico de desenvolvimento da plataforma de negociação digital Reiffeisen Networld, fundada por um grupo de 29 cooperativas alemãs. A plataforma tem como objetivo garantir a independência global a longo prazo da agricultura alemã em relação a empresas multinacionais, tais como gigantes de plataformas ou outras empresas industriais.

Atualmente, o comércio agrícola cooperativo de 368 empresas representa um volume de negócios de cerca de 35 bilhões de euros na Alemanha, constituindo-se na espinha dorsal da agricultura alemã. A plataforma deverá tornar-se a ferramenta central para todos os agricultores, permitindo-lhes conceber as suas explorações de forma mais inteligente e eficiente. Tanto a aquisição de recursos operacionais como a venda de produtos agrícolas devem ser melhoradas. Os produtos são manipulados digitalmente. Um passo importante para automatizar processos recorrentes, economizar custos e tornar-se mais ágil.

Após a apresentação, o diretor do projeto de cooperação da DGRV com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Arno Boerger, participou como moderador de um debate sobre as ideias das apresentações, oportunidades, desafios e expectativas em relação a práticas de intercooperação.

Missão Técnica: Rumo à Alemanha

No encerramento, o representante da DGRV, Arno Boerger, explanou sobre a Missão Técnica à Alemanha, coordenada pelo Sistema OCB, que ocorrerá entre os dias 9 e 16 de novembro, com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), OCB, Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Escoop, Ocepar, Ocesp, OCB/ES, DGRV, Escoop, CCGL, Santa Clara, Languiru, Coagrisol, Vinícola Garibaldi e FecoAgro/RS. A comitiva irá conhecer o processo de inovação, digitalização e compartilhamento de soluções tecnológicas nas cooperativas da Alemanha, além de visitar a maior feira do país europeu, a Agritechnica Hannover, uma das maiores exposições mundiais de maquinaria agrícola.