Ir para o conteúdo principal

Sistema Ocergs-Sescoop/RS e AAPECAN juntos no Novembro Azul

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos neste ano, segundo o Inca.

Muitos homens têm medo do diagnóstico de câncer, porém, a medicina tem evoluído para proporcionar aos pacientes tratamentos menos invasivos e cada vez mais eficazes. O diagnóstico do câncer de próstata é feito exclusivamente através da biópsia da próstata. Para indicar corretamente a biópsia, o urologista precisa levar em consideração vários fatores, dentre eles o toque retal. A finalidade desse exame é detectar qualquer alteração na próstata (endurecimento, nódulos) que possa estar relacionada com a presença do câncer. Apesar de desconfortável, é parte fundamental da avaliação prostática, servindo também para auxiliar na decisão da melhor forma de tratamento, caso o câncer esteja presente. O PSA é o marcador mais utilizado no auxílio ao diagnóstico de câncer de próstata. Isoladamente, o PSA elevado não significa necessariamente que o indivíduo tem câncer de próstata, por isso a necessidade do toque retal. “Os exames são complementares, e mesmo que um deles não acuse a doença, o outro pode indicar”, afirma Dr. Geraldo Faria, da Sociedade Brasileira de Urologia.

Parceria AAPECAN e Sistema Ocergs-Sescoop/RS

Abrindo as ações relativas ao movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS divulga a entrega de alimentos arrecadados para a AAPECAN (Associação de Apoio a Pessoas com câncer), em Porto Alegre.

Foram arrecadados no total 120 unidades de creme de leite e 120 unidades de leite condensado, que irão compor uma cesta de Natal repassada pela Associação aos pacientes com câncer e suas famílias.

A Casa de Apoio

O objetivo da casa é hospedar pessoas com câncer do interior do Estado que estão em tratamento nos hospitais da cidade. Muitos dos municípios são distantes da capital e torna-se cansativo e dispendioso para este usuário que está em tratamento se deslocar todos os dias.

A casa possui acomodações para homens, mulheres e crianças com diagnóstico de câncer, que estão em tratamento oncológico em nível ambulatorial (quimioterapia e radioterapia).
O espaço tem capacidade para hospedar simultaneamente 42 pessoas com acomodação, quatro refeições diárias, salas de convivência, biblioteca, brinquedoteca, sala de informática, e jardim de inverno. Todos os serviços são gratuitos.

Você também quer ajudar?

Entre em contato com o Conrado Gallo, no telefone (51) 3014-9500 ou conheça pessoalmente o trabalho da AAPECAN na Av. Ceará, 1260, Bairro São João, em Porto Alegre/RS.