Ir para o conteúdo principal

Cooperativas estão entre as 60 melhores empresas para trabalhar no RS

A 9ª edição do ranking Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul, realizada pelo Great Place to Work (GPTW) com o apoio do Grupo RBS, tem novas líderes nas três categorias do prêmio. O evento de condecoração, que ocorreu nesta terça-feira (5), em Porto Alegre, reconheceu 60 empresas. Foram mais de 170 inscritas na fase final.

O ranking deste ano revelou muitas novidades. Além do número recorde de empresas participantes e premiadas, 16 empresas entraram no ranking pela primeira vez. As líderes nas três categorias (Grande, Médio e Pequeno Portes) também mudaram em relação ao ranking de 2018. Ao todo, mais de 82 mil colaboradores responderam ao questionário, e avaliaram o clima organizacional de suas empresas em cinco pilares: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

Cultura e desenvolvimento são destaque entre funcionários

Das cinco dimensões avaliadas na pesquisa, o orgulho do trabalho realizado e de pertencer à empresa apresenta o melhor índice. E, quando questionados sobre o principal motivo de permanência nas organizações, 42% dos funcionários indicaram a oportunidade de crescimento e desenvolvimento. A pesquisa aponta, ainda, que 33% das companhias têm universidade corporativa, enquanto 68% oferecem bolsas de estudos para cursos de graduação ou pós-graduação e 72% disponibilizam verba para funcionários utilizarem no programa de desenvolvimento que quiserem.

Em relação à distribuição de gênero, embora o público geral seja mais equilibrado, com 43% de mulheres e 57% de homens, o desafio ainda está nas posições de gestão: apenas 36% dos cargos de média liderança são ocupados pelo público feminino. E na alta liderança, a diferença é ainda maior: somente 20% das mulheres respondem pelo nível mais alto de liderança das empresas.

Fonte: ClicRBS