Ir para o conteúdo principal

Realizada a primeira etapa do Programa de Educação e Cultura Cooperativista do Sescoop/RS

Venâncio Aires recebeu, na manhã de hoje, 9 de novembro, o Programa de Educação e Cultura Cooperativista, promovido pelo Sescoop/RS com o apoio das cooperativas locais, da Prefeitura Municipal e da Escola do Chimarrão. Reunidos em quatro locais diferentes do Parque, os grupos divididos entre Crianças, Jovens, Mulheres e Lideranças, num total de 200 pessoas, discutiram e vivenciaram o cooperativismo na região e no Rio Grande do Sul, em uma programação que abordou a educação e a gestão cooperativistas, através de palestras, painéis, jogos lúdicos e vivências oportunizadas pelas cooperativas locais e pelo Sescoop/RS.

O evento foi aberto pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e pelo prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, que recepcionaram o grupo das lideranças no espaço Morada Velha. Na sequência, representantes de cooperativas da região apresentaram suas potencialidades, em uma oportunidade de integração e intercooperação. Perius disse que o momento é propício para a busca de soluções e inovações, e nada melhor do que uma conversa entre os dirigentes para a busca de conhecimento e integração. “Estamos aqui reunidos, lideranças políticas e cooperativistas, para trocar ideias e encontrar soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela região. Neste sentido, o Programa de Educação e Cultura Cooperativista objetiva, através dos grupos de mulheres, jovens e crianças, trabalhar os princípios do cooperativismo por meio de palestras e atividades culturais e lúdicas. Para celebração final do programa, no dia 23 de novembro, quando ocorrerá o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, mostraremos que o cooperativismo tem na cultura e na música também a sua força”, disse Perius. Os painéis tiveram a participação de Heitor Petry, presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo; de Aldo Pricladinitzki, presidente da Unimed VTRP; de Dirceu Bayer, da Languiru; de Pascoal Bertoldi, vice-presidente da Dália Alimentos; de Erineo Hennemann, presidente da Certel; de Engelberto Henn, presidente da Coopeva; de Adelar Steffler, presidente da Valelog; e de Luiz Artur Panke, coordenador da agência do Sicoob Valcredi Sul em Venâncio Aires. Os painelistas representaram os ramos de atividades das cooperativas gaúchas. A diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha falou em nome do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços.

O grupo das Crianças realizou suas atividades na Pista Lenz, em um trabalho que foi coordenado pela Coopeva, que trabalhou oficinas educacionais, pela Uniodonto VTRP e pelo   Eco Cooperação (da Fundação Aury Bodanese, mantida pela Aurora Alimentos).

Os Jovens foram recepcionados no Espaço Café Colonial, onde as cooperativas Unimed VTRP, Certel e Languiru propiciaram uma Gincana Cultural, voltada aos princípios e valores do cooperativismo.

O grupo que reuniu as Mulheres estiveram reunidas no Auditório do Parque do Chimarrão, onde assistiram à palestra Mulher e Cultura, com a declamadora Liliana Cardoso e a palestra sobre O Papel da Mulher no Cooperativismo, ministrado pela técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila.

Após a apresentação do relatório de trabalho pelos grupos, foi servido um almoço cooperativo. O Programa serviu como preparação para a 12ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que acontece na cidade, no dia 23 de novembro, e tem como objetivo integrar dirigentes, associados, colaboradores, familiares e comunidades em que atuam as cooperativas; divulgar a doutrina cooperativista; promover os princípios e valores do cooperativismo e promover a educação cooperativista por intermédio de espaços culturais, prioritariamente a música.

O show de encerramento do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo ficará a cargo de Tchê Garotos e será realizado no dia 23 de novembro, também no Parque da Fenachim.

O Programa de Educação e Cultura Cooperativista e o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo são realizados pelo Sescoop/RS com a participação das cooperativas Cooprova, Coopeva, Uniodonto VTRP, Sicredi Vale do Rio Pardo, Certaja, Languiru, Dália, Certel, Sicoob Valecredi Sul, Unimed VTRP e Arla, com apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires e da Escola do Chimarrão.