Ir para o conteúdo principal

Sistema OCB e DGRV realizam missão técnica

O Sistema OCB promoveu em parceria com a DGRV – Confederação Alemã de Cooperativas uma missão técnica, na Alemanha, com o objetivo de conhecer e buscar inspiração em estratégias gerenciais e tecnológicas utilizadas pelo sistema cooperativo do país. Essa missão é uma das ações no âmbito do projeto conduzido entre Brasil e Alemanha para fomento ao Cooperativismo Agropecuário no Brasil.

A delegação foi composta pelo diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio de Andrade Madalena; o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile; a gerente de Relações Institucionais, Fabíola Nader; o superintendente do Sescoop/RS, Gerson José Lauermann; o coordenador da Graduação da Escoop, Carlos Alberto Oliveira, e o analista do Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Matheus Dias, além de representantes de Cooperativas, da Fecoagro e das unidades estaduais do Espírito Santo, Paraná e São Paulo.

O grupo teve a oportunidade de visitar empresas cooperativas, que são iniciativas das cooperativas, centrais de cooperativas e cooperativas singulares, conhecendo suas estratégias de intercooperação, inovação e digitalização fomentados pelo sistema cooperativo do País. Uma das empresas visitadas, a Raiffeisen Networld é fruto da união de 29 cooperativas que investiram em uma infraestrutura de comércio digital própria, a fim de garantir a independência a longo prazo da agricultura alemã em relação a empresas multinacionais, tais como gigantes de plataformas. A plataforma deverá tornar-se a ferramenta central para todos os agricultores, permitindo-lhes conceber as suas explorações de forma mais inteligente e eficiente. Tanto a aquisição de recursos operacionais como a venda de produtos agrícolas devem ser melhoradas.

Segundo o Diretor do Projeto, Arno Boerger, na DGRV acreditamos que a meta da viagem foi alcançada e que a missão técnica fomentou muitas discussões e troca de experiências valorosas. Cremos que vale muito a pena seguir com um processo estruturado para fomentar a intercooperação junto com os temas digitalização e inovação no Brasil. Neste processo as federações vão possuir um papel muito importante como plataforma de comunicação e moderadores para apoiar as atividades das cooperativas interessadas. A liderança de cooperativas em projetos concretos também será indispensável.

Para o superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann os objetivos da missão foram alcançados. A missão proporcionou conhecer a experiência alemã com referência às inovações tecnológicas, digitalização e intercooperação. Para Lauermann, a experiência alemã pode servir como modelo para as cooperativas gaúchas. Para ele, o momento é de decisão e requer agilidade no mundo dos negócios, visto que tecnologia aliada a intercooperação pode ser o diferencial para melhores resultados.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, avaliou a semana de maneira muito positiva. Nobile visualiza oportunidades interessantes de aplicação prática nos temas de intercooperação e digitalização. Tanto no ambiente das Cooperativas, quanto no ambiente de Sistema OCB e OCE’s. Durante o intercâmbio, a equipe brasileira teve também a oportunidade de visitar a feira Agritechnica na cidade de Hannover. Realizada a cada dois anos, é uma das maiores exposições de máquinas agrícolas do mundo.