Ir para o conteúdo principal

150 Melhores Empresas para Trabalhar de 2019 relaciona seis cooperativas do RS

Na noite dessa terça-feira (19/11), foram premiadas as empresas que mais se destacaram em gestão de pessoas e bom clima organizacional do ano, durante cerimônia em São Paulo, com a presença de mais de 700 convidados. A premiação divulgou o resultado do Guia Você S/A – As 150 Melhores Empresas para Trabalhar de 2019, pesquisa realizada pela equipe da revista em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). Entre as premiadas aparecem na relação seis cooperativas gáuchas.

Cooperativas de Saúde

Na categoria Cooperativas de Saúde, o Rio Grande do Sul marca presença com cinco cooperativas: Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo na quarta posição, com Índice de Felicidade no Trabalho (IFT) de 81,5 pontos; Unimed Central de Serviços RS na oitava posição, com IFT de 79,9 pontos; Unimed Vale do Sinos na nona posição, com IFT de 79,7 pontos; Unimed Porto Alegre na 15ª posição, com IFT de 77,5 e Unimed Litoral Sul-RS na 19ª posição, com IFT de 74,9.

Serviços Financeiros

O Sicredi também aparece na categoria Serviços Financeiros, ocupando a segunda posição, com Índice de Felicidade no Trabalho de 81,9 pontos.

Pesquisa

Além dos mais de 250 mil empregados que responderam à pesquisa, a redação de VOCÊ S/A percorreu 87 cidades nas cinco regiões do País para conhecer 202 companhias. Os jornalistas conversaram com mais de 4 mil funcionários e produziram cerca de 900 horas de entrevistas.

A pesquisa foi dividida em 21 setores da economia e as líderes de cada um foram homenageadas na cerimônia de premiação. Além disso, houve prêmios para os destaques em categorias de gestão de pessoas, como Carreira e Remuneração.

A nota final, batizada de Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), é formada por dois índices: o Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho (IQAT), no qual os funcionários avaliam as organizações, e o Índice de Qualidade de Gestão de Pessoas (IQGP), em que a FIA e Você S/A avaliam as práticas das organizações. O IQAT tem peso de 65% na nota final.