Ir para o conteúdo principal

RGCoop #17 – entrevistas, app, sustentabilidade e mais, tudo disponível online pra você!

edição 17 da revista Rio Grande Cooperativo (RGCoop) já está disponível na versão digital e pode ser acessada no site do Sescoop/RS. Nesta publicação, trazemos lá da fronteira o exemplo da Caal em investimento em energia sustentável. Eles estão usando um grande passivo ambiental da região para gerar energia, e além de funcionar muito bem, já estão com planos de expansão! E falando em expandir, conheça mais sobre um aplicativo que permite o investimento especificamente em cooperativas. É o primeiro no mundo feito pra isso, quem sabe fica de inspiração para as coops brasileiras expandirem seus horizontes virtuais?

E por falar em virtual, internet e aplicativo, trazemos um artigo sobre pirataria. Será que as nossas cooperativas têm algo em comum com os piratas? Descubra no nosso artigo, que explora a “Era de Ouro da Pirataria”.

Inovação

Apesar de não ser um assunto novo, trazemos uma proposta nova para Inovação nas Cooperativas. Muito se fala sobre o que fazer para inovar, mas estamos conseguindo implementar realmente essa inovação dentro do cooperativismo? O que vocês têm feito de concreto nas suas cooperativas, além do discurso? Verifique o que descobrimos sobre isso nessa edição.

 

Acesso a recursos para a realização de eventos

Atenção, cooperativas! Sim, temos mudanças no acesso aos recursos do Sescoop/RS e elas afetam sua cooperativa! Agora em janeiro de 2020 entra em vigor a Resolução nº 132, que muda o modo de acessar recursos do Sescoop/RS para a realização de eventos. Está mais simplificado e com maior flexibilização na realização dos projetos, e para ajudar a entender essa mudança, a RGCoop traz tudo explicado pra vocês.

Entrevista com a Presidente da ACI Americas Graciela Fernández

OK, precisamos nos gabar aqui… Nossa equipe conseguiu mais uma entrevista com uma presidente de peso para o cooperativismo mundial. Dessa vez, a presidente da Cooperativas de Las Americas, Graciela Fernández, dedicou um tempo para nos conceder uma exclusiva! Na entrevista, ela fala da sua relação com o cooperativismo, do papel (e das dificuldades) das mulheres em cargos de liderança, do cooperativismo do Brasil e da América Latina como um todo. As palavras da Graciela são um exemplo para todas as coops gaúchas, vale a pena conferir.

 

Entrevista com Max Gehringer

E aproveitando a passagem do Max pelo Epecoop desse ano, também conseguimos uma entrevista com ele, que é conhecido e reconhecido por todo o Brasil. Sempre de bom humor, Max falou sobre o gerenciamento de mudanças em instituições mais conservadoras, cultura de inovação e o processo de mudança nas lideranças. “É preciso que haja o exemplo prático, que começa no topo e desliza organograma abaixo”, afirma.

 

Nossa equipe fez a RGCoop #17 especialmente pra você! Ficou curioso? Então clique aqui e divirta-se!