Ir para o conteúdo principal

Censo da Comunicação Cooperativista Gaúcha

Em mais um projeto inédito, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS conseguiu, em 2019, realizar um Censo da Comunicação Cooperativista Gaúcho. A pesquisa, que foi lançada durante o Encontro de Comunicadores, no mês de maio, conseguiu atrair a atenção dos departamentos envolvidos com a Comunicação das Cooperativas (e de outros departamentos!) e teve grande adesão.

O CENSO

A pesquisa foi realizada online e trouxe, pela primeira vez, um retrato oficial de como está a Comunicação das Cooperativas. “Por ser inédita, precisamos deixar a pesquisa com várias perguntas para que pudéssemos ter uma base robusta de como as cooperativas trabalham a Comunicação no seu dia a dia”, afirma Junior Oliveira, coordenador de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Apesar de ter sido lançada durante o Encontro de Comunicadores, foram necessários vários contatos telefônicos com as Cooperativas. “Muitos colegas precisavam dedicar bastante de seu tempo para responder às questões, e por isso, não poupamos esforços para deixar todos confortáveis. Foram feitas diversas ligações, e várias delas justamente para solicitar que os Comunicadores pudessem participar do nosso Censo”, conclui Leonardo Machado, Assessor de Comunicação do Sistema.

O RESULTADO

Com todas as respostas computadas individualmente e respeitando um forte critério de confidencialidade, foi possível ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS compilar dados de cooperativas de todos os ramos. Com um índice de rejeição inferior a 25%, a pesquisa trouxe dados interessantes, alguns dos quais podem ser conferidos abaixo:

Dos Comunicadores:

60,7% são mulheres;

56,5% possuem pós-graduação, especialização ou MBA;

33,9% são jornalistas de formação;

45,8% são assessores/analistas;

27,4% possuem mais de 15 anos de experiência profissional na área de Comunicação;

82,7% já trabalharam em outra área.

Da Comunicação das Cooperativas:

89,9% utiliza o Facebook;

55,4% conhece o projeto Histórias Reais do Cooperativismo;

57,1% conhece o projeto Geração Cooperação;

60,1% conhece a newsletter O Interior Cooperativo.

PRÓXIMOS PASSOS:

Com a compilação dos resultados, a Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS conseguirá direcionar esforços para atender todas e cada uma das cooperativas com um foco completamente centrado nas necessidades específicas identificadas na pesquisa.

Novidades estão a caminho! E enquanto elas não chegam, sintam-se à vontade para interagir conosco por e-mail, rede social, telefone ou da melhor forma pra vocês.

Dúvidas? Sugestões? Críticas? Só ligou pra dar um alô?? Adoramos receber vocês, pessoal e virtualmente! Podem chegar, a casa é de vocês!