Ir para o conteúdo principal

Dália Alimentos inaugura Complexo Avícola com presença da ministra da Agricultura

Trezentos e dezessete. Este é o número concedido à Cooperativa Dália Alimentos pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) para que o Complexo Avícola, inaugurado na sexta-feira, dia 13, possa operar. O anúncio do registro foi realizado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que esteve presente no ato inaugural da planta industrial localizada em Palmas, no interior de Arroio do Meio, às margens da ERS-130.

Essa foi a quinta vez que a ministra esteve no Estado e a primeira na região. Ela elogiou o espírito empreendedor da cooperativa, enaltecendo que este é o Brasil que dá certo. “Esse arranjo produtivo me encantou e deu ainda mais energia em fazer o Brasil agro cada vez melhor. O Brasil é o país do presente e esse modelo é uma inspiração para todos nós. É uma grande realização da Cooperativa Dália, coroada com este investimento industrial que favorece também a ponta, que são os produtores rurais lá no campo”, disse a ministra, que convidou a direção da Dália para ir a Brasília com o objetivo de apresentar a concepção deste modelo a fim de aplicar a demais regiões do país.

Essa também foi a primeira vez que o governador do RS, Eduardo Leite, esteve na região. Ele falou em geração de renda e fez eco à manifestação da ministra, dizendo que esse é o Rio Grande que dá certo. “Vocês estão fazendo o Rio Grande que precisamos, gerando renda, melhorando a qualidade de vida das pessoas no campo e na cidade, orgulhando a todos os gaúchos. São R$ 100 milhões aplicados na indústria e outros R$ 100 milhões investidos no campo, gerando riqueza a todos. A Dália Alimentos é uma inspiração em cooperativismo e empreendedorismo”.

Representando a Câmara dos Deputados, o deputado federal Alceu Moreira lembrou à época em que esteve no Complexo Avícola, quando a área recebia as primeiras máquinas para a terraplenagem. “A Cooperativa Dália Alimentos é um exemplo para o Rio Grande do Sul e para os demais estados do país. A Dália orgulha o cooperativismo e o agronegócio pelo arranjo produtivo adotado”.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, enfatizou que a Dália é muito especial. “É uma marca que respeita e que impõe respeito. Gente humilde, que trabalha e que olha para o futuro. Essa é a Cooperativa Dália Alimentos”. O presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes, falou que “arranjos produtivos como esse são diferenciados e só desenvolvidos pelo sistema cooperativo”.

Também prestigiaram a solenidade os senadores da República Luis Carlos Heinze e Lasier Martins, deputados estaduais, prefeitos e demais autoridades e lideranças, além de convidados, totalizando cerca de 900 pessoas. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o diretor técnico sindical, Irno Pretto e o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, também participaram da solenidade.

Emoção e entusiasmo no discurso dos presidentes

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, falou em cooperação e que foi ela que levou à inauguração do Complexo Avícola, um sistema diferenciado, inovador, capaz de promover bem-estar e desenvolvimento às famílias de associados e funcionários. “Como cooperativa temos a responsabilidade de promover a inovação, porque é através dela que tornamos os pequenos produtores fortes e competitivos. E essa inovação tem alicerces fundamentados, que são as parcerias. Assim, encontramos alternativas econômicas viáveis para as famílias, movimentando a economia e gerando renda. Nosso sonho, que formatamos para contemplar toda a cadeia produtiva, através de uma perspectiva diferenciada de produção em escala, se tornou realidade”, pontuou.

O presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, recordou que há dois anos, nas comemorações dos 70 anos de fundação da cooperativa, a Dália Alimentos foi apresentada uma como uma senhora com espírito jovem e preparada para uma vida saudável ao longo do futuro. “Hoje coroamos o resultado de um trabalho conjunto, que em sua primeira etapa resultará na criação de centenas de novos postos de trabalho e na melhoria da renda das muitas famílias que participarão do Programa Frango de Corte”. Freitas também frisou as parcerias realizadas para a concretização do empreendimento. “Temos convicção na força da cooperação, porque sabemos que a confiança aumenta quando não se está sozinho. É em equipe que o trabalho tem um valor maior e as vitórias se tornam mais significativas. A esta destemida equipe Dália, que se supera a cada desafio, os meus sinceros agradecimentos, por juntos termos concretizado mais um sonho”.

Toda a cadeia produtiva

Os 174 associados dos nove condomínios para produção de frango de corte que irão abastecer o frigorífico estiveram presentes com suas famílias. Vestindo camisetas que no peito levava o símbolo Golden Chicken, nome dado ao frango Dália, e o nome do condomínio do qual pertenciam, as quase duas centenas de famílias viram uma etapa do Programa Frango de Corte da Dália Alimentos ser inaugurada. O primeiro abate está agendado para o dia 27 de janeiro de 2020.

Fotos: Estúdio Prime/Divulgação e texto da Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos