Ir para o conteúdo principal

Cooperativas participam da AGE da Ocergs

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – Ocergs realizou no dia 18 de dezembro, na Casa do Cooperativismo no Parque da Expointer, em Esteio, a Assembleia Geral Extraordinária. Aberta pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, a AGE aprovou por unanimidade a deliberação a respeito da validade e da vinculatividade da tabela de contribuição sindical definida pela Confederação Nacional das Cooperativas para o ano de 2020 e pagamento optativo dessa pelos integrantes da categoria econômica.

A outra pauta, também aprovada com unanimidade, foi a deliberação quanto à validação e vinculatividade da contribuição confederativa 2020 definida em tabela pela Confederação Nacional das Cooperativas, para a manutenção da estrutura sindical-confederativa de representação para todos os integrantes da categoria econômica, a ser quitada até 31 de janeiro de 2020.

O diretor técnico sindical, Irno Pretto, explanou sobre as atividades das entidades representativas, – sindicato e confederação – na concretização, proteção e efetivação dos interesses coletivos da categoria patronal, bem como a atuação no âmbito das negociações coletivas e em demandas judiciais, alcançando, ainda, o acompanhamento de projetos de lei e a efetiva participação em órgãos paritários. Pretto explicou aos participantes que as cooperativas deverão fazer a contribuição ora aprovada, pagando os boletos que serão enviados pelos Correios pelo Sindicato Ocergs, com vencimento até 31 de janeiro de 2020, que seguirão a tabela de contribuição publicada pela Confederação Nacional das Cooperativas, com desconto de 30%.

Participaram da mesa principal dos trabalhos o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, além do advogado do Sindicato Ocergs, José Pedro Pedrassani. Os diretores da Ocergs, Darci Hartmann, Iloir de Pauli, Roberto Brezolin, Valdir Feller e Margaret Garcia da Cunha também estiveram presentes na AGE.