Ir para o conteúdo principal

Unimed Vale do Caí forma nova turma do Programa Aprendiz Cooperativo

A Unimed Vale do Caí, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), formou mais uma turma do Programa Aprendiz Cooperativo. Na última quinta-feira (23), os alunos receberam o diploma de participação do curso em uma cerimônia realizada no quiosque do Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC).

O objetivo da iniciativa é preparar os jovens para o mercado de trabalho, através do desenvolvimento profissional e pessoal. Durante um ano e cinco meses, os aprendizes participaram de aulas teóricas e realizaram práticas em setores da Operadora e do HUVC.

Crescimento profissional e aprendizado

Representando a turma de formandos, os aprendizes Laura de Ávila Lopes e Augusto de Paula da Silva lembraram o início da caminhada profissional na cooperativa. “A Unimed nos mostrou o que realmente significa cooperativismo. Em cada colaborador e cooperado, captamos a essência da ajuda mútua com um objetivo em comum: prestar os melhores serviços para o cliente”, relataram. “É com gratidão que encerramos esse ciclo”, afirmaram.

Em seu discurso, o diretor da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Valdir Bernardo Feller (na ocasião também representando o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius), destacou a seriedade e o carinho com que a Unimed Vale do Caí trata os aprendizes. “É dada uma atenção especial para que eles evoluam, tanto no conhecimento quanto no lado profissional”, disse. Ele também fez questão de elogiar o empenho dos aprendizes. “São alunos empolgados, curiosos e preocupados com seu futuro”, continuou. “Aprendam todos os dias e das mais diversas formas. Só quem pensa na qualidade do que faz, vai ter espaço certo no mercado de trabalho”, frisou.

Para a gerente de Gestão de Pessoas da Unimed Vale do Caí, Cristiane Fraga da Silveira Sastre, a formatura dos aprendizes é um momento emocionante. “Conhecemos os aprendizes desde o início do processo e acompanhamos o crescimento deles na cooperativa, seja através do contato direto ou através dos relatos dos gestores responsáveis”, destacou. “A Unimed Vale do Caí acredita neste programa, sempre com o objetivo do crescimento profissional dos aprendizes”, reforçou.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da Unimed Vale do Caí, Dr. Everton Machado Bochi, também enfatizou o crescimento profissional e pessoal pelo qual os aprendizes passaram. “Tudo o que vocês aprenderam aqui, será muito útil ao longo de suas vidas”, garantiu. Ele fez questão de afirmar que é um orgulho para a cooperativa participar dessa iniciativa. “A Unimed Vale do Caí tem se transformado ao longo dos anos, procurando fazer as coisas de forma diferente e eficiente, sempre pensando no melhor para os clientes, cooperados e colaboradores”, finalizou.

Ao fim da cerimônia, os jovens aprendizes, familiares, amigos e líderes da Unimed Vale do Caí realizaram uma confraternização. As fotos do evento estão disponíveis na página da Unimed Vale do Caí no Facebook ou no álbum de fotos da Unimed.

Conheça os formandos 2018/2020
* Anelise de Quadros da Luz
* Augusto de Paula da Silva
* Brenda Eduarda Klaus da Rosa
* Brenda Ketlyn Kehl
* Diogo Flores Pohren
* Gabriel Cecatto Martins
* Giovanna Couto Gärtner
* José Gabriel de Quadros da Luz
* Júlia Lopes
* Laura de Ávila Lopes
* Maria Eduarda Evangelista Prill
* Natália de Oliveira Cardoso
* Natalia Rambor Kochenborger
* Paola Sandra Reinheimer
* Pedro Tadeu Krein
* Rafael dos Santos da Rosa
* Rafaela Flach Koppe
* Rodrigo Pereira Graeff

Programa Aprendiz Cooperativo

Além de atender à Legislação, a iniciativa é uma oportunidade para os jovens entrarem no mercado de trabalho e conseguirem seu primeiro emprego. Os participantes também têm a oportunidade de conhecer e praticar os princípios do cooperativismo.

Na parte teórica, os alunos estudam em sala de aula lições de cooperativismo, informática, empreendedorismo, matemática financeira, introdução à administração, mercado de trabalho, entre outros temas. Depois, aplicam os ensinamentos dentro da cooperativa na forma de contrato remunerado. A próxima turma de Aprendiz Cooperativo já está selecionada e inicia agora em fevereiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Vale do Caí