Ir para o conteúdo principal

Languiru forma líderes e sucessores de propriedades rurais e da cooperativa

Uma noite de aplausos e emoção, que deixou uma mensagem de otimismo e de perspectiva de futuro, uma verdadeira demonstração de investimento nas pessoas e nas famílias de produtores rurais. Essa foi a solenidade de formatura das turmas do Programa de Sucessão Familiar e do Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa, cursos desenvolvidos pela Cooperativa Languiru.

A entrega de certificados ocorreu nessa terça-feira (28/1), em evento realizado na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. A programação contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, reuniu estudantes, diretores da Languiru, autoridades, familiares e convidados. As duas turmas somam mais de 70 formados.

Sucessão Familiar

O Programa de Sucessão Familiar Languiru foi promovido em parceria com a Unisinos e contou com o apoio do Sescoop/RS. As rotinas dessa segunda turma, com 44 formados, também contaram com encontros específicos com os pais dos estudantes. Foram 60 horas/aula, com encontros mensais, de setembro de 2018 a dezembro de 2019.

O conteúdo abordou, entre outros temas, o acompanhamento das finanças da propriedade rural, técnicas de análise dos custos de produção, meios de relacionamento e gestão de pessoas na propriedade rural. O grupo ainda participou de visitas técnicas em propriedades rurais de associados da Languiru e à cooperativa agropecuária do Paraná.

“Sem dúvida todos tiveram suas expectativas cumpridas, como a melhoria no relacionamento familiar e na gestão da propriedade, o entendimento quanto à importância do cooperativismo, novas tecnologias e novas amizades”, mencionou um dos oradores da turma, Fábio Secchi.

“A Languiru mostra a sua atenção especial com o futuro das propriedades de seus associados e da própria Cooperativa. Nós somos um espelho da ajuda mútua, que vai muito além da formação educacional, mas de valorização das pessoas”, acrescentou o orador, Maurício Eidelwein.

Liderança Cooperativa

O Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa, edição 2019, foi promovido em parceria com a Univates e o apoio do Sescoop/RS. Os encontros quinzenais entre junho e dezembro de 2019 totalizaram 100 horas/aula. Os 34 formados receberam orientações sobre identidade cooperativa, direito e legislação cooperativa, gestão estratégica e análise de investimentos, noções de contabilidade, gestão de riscos, de projetos e da inovação, liderança e solução de conflitos, sistemas de produção e logística.

As oradoras da turma, Carina Stevens e Loiva Trapp, valorizaram a qualificação. “É uma turma diferenciada, com muita troca de experiências. Dessa vivência levamos como ensinamento que todo dia aprendemos algo”, disse Carina.

“Além do aprendizado, criamos novos laços de amizade, em momentos de integração, debates e depoimentos emocionantes, compartilhando histórias de vida. Tudo isso enriqueceu o conteúdo abordado”, afirmou Loiva.

Presidente estudante

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, também recebeu seu certificado de conclusão do curso de Liderança Cooperativa e valorizou o empenho de todos. “As formações vão ao encontro do novo modelo de governança da Languiru, inclusive com a atualização de nossos estatutos, com o intuito de profissionalizar a administração da Cooperativa. É fundamental prepararmos nossos associados e lideranças para a gestão de suas propriedades e da cooperativa da qual são donos. Apesar de toda tecnologia de hoje, são as pessoas que fazem a diferença”, frisou.

Perpetuação

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop-RS, Vergilio Perius, valorizou a iniciativa e parabenizou especialmente a participação feminina. “A Languiru é sinônimo de cooperativismo de sucesso. A formação dos associados é a garantia de perpetuação das propriedades rurais e da cooperativa. Já estamos realizando diversos outros cursos no interior do Estado com base no modelo da Languiru”, disse, assegurando o apoio da entidade para novas turmas.

Sonhos e desafios

O professor da Unisinos e paraninfo Martin Schultz valorizou os investimentos em educação. “Juntos enfrentamos o desafio da sucessão, com todos se esforçando para alcançar o objetivo de construir conhecimento, um bem que ninguém lhes tira”.

Transformação

O professor da Univates e paraninfo Albano Meyer falou do poder de transformação da educação. “Essa turma tem a oportunidade de transformar as suas propriedades, transformar seus conhecimentos em atitudes. Apliquem e transformem, levem adiante esse brilho nos olhos”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru
Crédito das fotos: Leandro Augusto Hamester